ESTUDE NA UNIT
MENU

Sistema Integrado de Bibliotecas capacita alunos quanto às bases virtuais

BiblioaulaGT faz parte do projeto Biblioteca sem Paredes, ofertando serviços em ambiente virtual e ampliando o acesso ao conhecimento

às 16h25
Para agendar treinamento, o professor deve acionar a equipe do SIB Tiradentes
Para agendar treinamento, o professor deve acionar a equipe do SIB Tiradentes
Biblioaula aconteceu no último dia 24 no curso de Direito
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Bibliotecas são organismos vivos, salvaguardando os mais variados acervos, incentivando o estudo, a pesquisa, a busca pelo conhecimento. Pensando na otimização do acesso à informação, o Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB Tiradentes – tem derrubado os muros destes espaços a partir da oferta de produtos e serviços em ambiente virtual por meio do projeto Biblioteca sem Paredes.

O SIB Tiradentes possui bases virtuais (multidisciplinares e também específicas) com mais de 10 mil títulos das mais renomadas editoras e indicadas nos projetos pedagógicos dos cursos. Com a infinidade de opções, é preciso técnica e algumas técnicas e estratégia de busca no sistema. Por isso, foram realizadas capacitações aos professores com foco no acesso, usabilidade e pesquisa em bibliotecas virtuais e bases de dados assinadas pelo GT. 

“Como produto de suas ações, o SIB estreitou ainda mais os laços com o corpo docente e iniciou uma parceria que atende pelo nome de BiblioAulaGT: nossos bibliotecários levam o universo das bibliotecas à sala de aula virtual, orientando alunos e professores no tocante ao acesso às bibliotecas virtuais, apresentando estratégias de busca e melhores práticas de pesquisa, e ainda, esclarecendo dúvidas”, explica o diretor de Operações Acadêmicas, professor Marcos Wandir.

O Grupo Tiradentes assina diversas bases de dados, disponibilizadas pelo SIB com acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, de qualquer lugar e em todas as plataformas. “Abrange todas as áreas do conhecimento, contudo, organizadas por especificidade, as bibliotecas virtuais oferecem à comunidade acadêmica as ferramentas necessárias para o pleno desenvolvimento pessoal e profissional de seus usuários”, coloca.

Para treinamento, o professor deve acionar a equipe do SIB Tiradentes e agendar visita. No último dia 24, o bibliotecário Thiago Lima conduziu a capacitação em uma disciplina do curso de Direito, na Universidade Tiradentes.

Todos os recursos disponibilizados podem ser acessados via Magister, na opção Bibliotecas Virtuais – Minha Biblioteca – buscar o curso e clicar na base desejada e se aprofundar na pesquisa.

SIB Tiradentes

Em meio ao cenário do isolamento social, o SIB realizou capacitações e trabalhou na elaboração de documentos que levaram à avaliação de processos, com o intuito de sustentar a qualidade de ensino, extensão e pesquisa do Grupo Tiradentes.

Além disso, o SIB segue oferecendo suporte aos alunos, professores e colaboradores via e-mail, espaço virtual de interação e aplicativo de mensagem instantânea. Todas as ações passam a ser de fluxo contínuo e por demanda. “Elaboramos ficha catalográfica, renovação do empréstimo, instrução na normalização de trabalhos acadêmicos, orientação à pesquisa, entre outros. Assim é o nosso plantão virtual via Google Meet”, completa professor Marcos Wandir. 

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Compartilhe: