ESTUDE NA UNIT
MENU

Tecnologias Sociais: entenda como utilizar no dia a dia

O pesquisador Renan Tavares trabalhará, durante este semestre, a cozinha sustentável, propondo mudanças de comportamentos que podem impactar na sociedade.

às 14h39
O professor Renan Tavares Figueiredo, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos
O professor Renan Tavares Figueiredo, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos
Compartilhe:

Você já ouviu falar sobre Tecnologias Sociais? Já pensou como essas Tecnologias podem ajudar a transformar a realidade do seu dia a dia, da população e da vida em todo o planeta? Ou ainda como buscar o fortalecimento das cadeias produtivas por meio da Inovação Tecnológica e o fortalecimento de empreendimentos sustentáveis?

Desde estudante de graduação em Engenharia Química, o professor Renan Tavares Figueiredo, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa realiza estudos e pesquisas, desenvolvendo equipamentos e processos tecnológicos associados ao uso das Energias Renováveis. “Considero um casamento oportuno e perfeito, Tecnologias Sociais, Energias Renováveis e Engenharia da Sustentabilidade”, diz.

“Do ponto de vista evolutivo, a nossa experiência começa com o nascimento habitando este corpo, nosso veículo físico para atuar na vida. A partir daí, vamos percebendo o mundo que nos cerca. E, por percebermos pouco a realidade que nos cerca, estamos sempre, ou não, alimentando o sentimento de separatividade”, comenta o pesquisador.

“Com o nascimento, nossa primeira experiência coletiva é a família. Vivemos as “Leis do Amor” com nossa família. São as primeiras percepções físicas, emocionais, mentais e espirituais. Com o despertar da consciência e o amadurecimento dos corpos com as experiências vividas, vamos assumindo um lugar na sociedade e trabalhamos para colaborar com a sociedade e, por fim, na idade adulta, a experiência única que é se sentir cidadão do mundo”, acrescenta.

De acordo com o Instituto de Tecnologia Social, a Tecnologia Social pode ser definida como um conjunto de técnicas e metodologias inovadoras que representam soluções para, como exemplo, a inclusão social e melhoria de condições de vida. “As Tecnologias Sociais têm como proposta romper com a hierarquia dos saberes, tornando-nos dialéticos, de modo a consolidar o trabalho universitário mais inclusivo a partir do diálogo entre o ‘saber científico’ e o ‘saber local’, bem como responder às demandas dos problemas sociais”, salienta Renan. 

Mas como a sociedade pode colocar tudo em prática? Entre os pontos positivos, o pesquisador acredita que o importante é acreditar no despertar do ser humano e sua integração com a natureza. “É muito relevante perceber uma vida comunitária, em que se valoriza e apoia a parceria e colaboração”, enfatiza.

Entre as Tecnologias Sociais mais difundidas, estão os equipamentos termossolares, componentes básicos de uma Cozinha Sustentável, como fogão solar, o forno solar, o secador solar e o aquecimento de água; a tecnologia fotovoltaica e a geração de energia elétrica; o aproveitamento energético e nutricional da biomassa; e, por fim, projeto, construção e manutenção de reatores aeróbicos e anaeróbicos para processamento de biomassa e de efluentes descartados. 

“Neste semestre de 2021, iniciamos estudos, pesquisas e projetos no tema ‘Uma Cozinha Sustentável’, por meio do qual iremos propor opções tecnológicas que poderão induzir atitudes e comportamentos que podem impactar na sociedade. Como exemplo, podemos citar mudanças que possam diminuir o desperdício de alimento em casa e o reaproveitar dos resíduos orgânicos gerados na cozinha, além de outros equipamentos ecológicos que podem ser utilizados na cozinha”, observa o pesquisador. 

“Por se tratar de uma atividade familiar, abraçar o tema ‘Uma Cozinha Sustentável’ tem amplitude muito grande dos benefícios logrados pela população. Poderemos lograr estes resultados, utilizando Tecnologias Sociais, sempre estudando e aperfeiçoando seus equipamentos, como equipamentos solares para geração de baixa e alta temperatura aplicados ao processamento de alimentos, cozinhando, secando e aquecendo água, produzindo biofertilizantes sólidos e líquidos, captando e desinfetando água residual e da chuva”, destaca. 


Saiba como fazer a sua parte

Quer começar a fazer a sua parte e não sabe como? O professor Renan Tavares dá dicas para dar os primeiros passos. “Comece observando seu cardápio, o que você come, onde compra, quanto gasta, como armazena seu alimento e como processa o alimento. Até como consome, quantas mastigadas por garfada? Faça as contas? Depois, analise seu comportamento e avalie. Proponha opções de como ter um cardápio definido antes de ir às compras. Compre apenas o essencial. Além disso, procure aproveitar ao máximo o alimento”, frisa.

“Aproveite e inove, compre produtos orgânicos livres de agrotóxicos e pesticidas, estude e faça o aproveitamento integral do alimento. Faça seu prato honesto com as quantidades de alimento para não mandar as sobras para o lixo. Ao fazer as compras, lave todo alimento e seque acondicionando convenientemente para conservar por mais tempo”, finaliza.

Compartilhe: