V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Testagem em atletas dos Jogos da Primavera e JUBs continuam na Unit

Nos próximos dias serão testados para covid19 os atletas de artes marciais dos jogos da primavera e delegação dos JUBs

às 16h31
Compartilhe:

Nos dias 6 e 7 de outubro, a Universidade Tiradentes (Unit) realizará a testagem de covid-19 em atletas das artes marciais que competirão nos Jogos da Primavera e da delegação que participará nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília-DF. A ação acontece em parceria com a Superintendência Especial do Esporte/Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

A técnica utilizada para as testagens é a imunocromatografia. Nesse tipo de teste, é possível identificar doenças infecciosas, hormônios e anticorpos por meio de partículas coloridas conjugadas. O resultado considera a presença de antígenos, que são moléculas isoladas ou constituídas por uma célula, vírus e/ou líquidos biológicos ou sintéticos capazes de produzir uma reação imune.

Juliana Dantas, coordenadora de área dos cursos de Saúde da Unit, explica a ação de testagem. “Fizemos as testagens dos atletas dos Jogos da Primavera. Foram ao todo, 134 testes. Iniciamos hoje, as testagens da delegação que vai para os JUBs. Pela manhã foram em torno de 50 testes. A expectativa é realizarmos as testagens de 180 a 200 pessoas da equipe, entre atletas e técnicos”, disse.

A Unit disponibilizou 40 pessoas para realizar as testagens, entre docentes e alunos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia. O discente de Biomedicina Vitor Hugo participou. “Para mim, é uma experiência muito boa. Desde o começo da pandemia eu nunca estive em uma ação, sempre fiquei na parte laboratorial. É muito gratificante fazer esses testes, principalmente conversando com os atletas e desejando boa sorte para os jogos”, ressaltou.

 

Leia também: JUBs Brasília: atletas da Unit falam sobre as expectativas para a competição

Compartilhe: