ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Innovation Center: tecnologia a favor da aprendizagem

Aula transmitida diretamente do Fab Lab, os alunos puderam conhecer equipamentos industriais em 3D

às 00h58
Professor Igor Libertador
Professor Igor Libertador
Compartilhe:

Voltado à educação e ao fomento do empreendedorismo, o Tiradentes Innovation Center (TIC) é um centro de inovação que dialoga com os cursos ofertados pelo Grupo Tiradentes. Prova disso foi aula remota sobre impressão 3D para alunos da disciplina representação tridimensional do curso de Design da Universidade Tiradentes.

Transmitida diretamente do Fab Lab, os alunos puderam conhecer equipamentos industriais em 3D, facilitando, de acordo com o professor da disciplina, Igor Libertador, a aprendizagem e as possibilidades de uso de tecnologia.

“A disciplina de Representação Tridimensional envolve modelagem em software e tem participação de alunos de outros cursos, como de Arquitetura. Percebemos que seria interessante levar essa experiência, mesmo de forma virtual, da impressora 3D para mostrar equipamentos utilizados em indústrias e que estão ao alcance deles”, informou o docente.

Questionado sobre a importância do FabLab na formação dos alunos, Igor ressaltou a capacidade técnica do espaço.

“O Fab Lab tem uma grande importância na formação dos alunos porque consegue promover e representar equipamentos industriais. A experiência permite um avanço na capacidade técnica e abre um mundo de possibilidades para os alunos, para que eles pensem de que forma podem trabalhar com tecnologia”.

 

Fab Lab

O Tiradentes Fab Lab é o laboratório de prototipagem que incentiva o aprendizado por meio de um ambiente com recursos da filosofia do “faça você mesmo” (DIY), utilizando a criatividade para desenvolver e construir projetos com o uso de ferramentas de manufatura clássica, moderna e contemporânea.

Mais do que um laboratório de fabricação digital, o Fab Lab é membro da Fab Foundation, uma rede criada pelo M.I.T. que rege os conceitos, valores e padrões de funcionamento para mais de 2000 laboratórios de inovação presentes em mais de 90 países.

“Esta aula no Fab Lab foi importante pois representa um momento muito enriquecedor para os alunos, uma vez que mesmo à distância eles podem visualizar o funcionamento dos equipamentos e o uso de ferramentas na preparação dos projetos. Neste momento de pandemia, o laboratório está criando novas formas de interação com os nossos discentes”, declarou Marcelo Maynart, Coordenador do Tiradentes Fab Lab.

 

Compartilhe: