V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Um novo olhar: projeto faz doação de óculos para crianças do Núcleo de Educação da Unit


às 11h02
Compartilhe:

Por meio do projeto Visão Sergipana, desenvolvido pela Sociedade Sergipana de Oftalmologia, dezenas de crianças da Núcleo de Educação da Universidade Tiradentes foram beneficiadas com óculos doados pelas empresas Essilor e Óticas Pontual, parceiros do projeto. A solenidade de entrega foi realizada na sede da escola, localizada no bairro Industrial.  

A iniciativa identifica problemas visuais em crianças, especificamente do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, período de alfabetização. “Esta é uma fase muito importante, inclusive para a detecção precoce de qualquer problema na visão. Nesta idade,  ao detectar alguma anormalidade é possível reverter os problemas”, declara o médico oftalmológico, Gustavo Melo. 

O projeto conta com diversos profissionais voluntários que realizam a triagem nas escolas e, para as crianças que necessitam de uma avaliação mais detalhada, são encaminhadas para consultórios com atendimentos gratuitos. 

Desde o início do ano passado, aproximadamente 8 mil crianças de escolas públicas foram avaliadas com cerca de 900 consultas.  “Neste momento, fizemos toda a rede municipal pública e, atualmente, estamos fazendo a rede estadual de Aracaju. Também já fizemos ações na Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. A intenção é que esse projeto se torne um programa de longo prazo e atender ao máximo a população sergipana”, salienta Dr. Gustavo. 

O projeto Visão Sergipana conta com o apoio da Essilor, multinacional francesa, presente em mais de 100 países e líder mundial em lentes de óculos e empresas, como a Ótica Pontual, que realizam a doação de armações. “A Essilor possui o Instituto Varilux da Visão focado apenas em ações sociais, são trabalhos sociais de inclusão social, focado em crianças. Existem estudos que comprovam que um grande percentual das crianças que apresentam baixo desempenho escolar está associado a baixa qualidade visual. A partir do momento que essa baixa é corrigida, é proporcionada essa inclusão visual dessas crianças, o rendimento escolar delas aumentam”, enfatiza Antônio Freire, gerente territorial da Essilor. 

“É um prazer estar com vocês. Gostaria de parabenizar a Unit por este projeto maravilhoso. Somos nós que agradecemos pela confiança de estarmos juntos e contar com essa parceria”, assegura Lenira Ferreira, proprietária da Ótica Pontual. 

Para o professor Jouberto Uchôa, reitor da Unit, este foi um momento de grande alegria. “Quero agradecer a todos vocês, nossos parceiros são comprometidos com a causa que estão trazendo. Essas crianças vão sempre lembrar pelo gesto de grandeza e bondade de vocês. Leve a certeza da nossa gratidão”, afirma. 

“Estou representando todos os colegas que foram agraciados pela Essilor com consulta oftalmológica gratuita e mais ainda com os óculos que com certeza irão facilitar a nossa aprendizagem.  Agradecemos também a Unit que nos acolhe e proporciona o ensino de qualidade dando oportunidade de participarmos de todos os projetos que a universidade oferece nos preparando para a vida”, destaca Gabriela Carvalho, aluna do 5º ano do Núcleo de Educação da Unit.

Compartilhe: