ESTUDE NA UNIT
MENU

Mestrado e doutorado: inscrições abertas para 2023.1

Todos os cursos de mestrado e doutorado de cinco programas de stricto sensu da Unit estão com inscrições abertas para 2023.1

às 12h07
Freepik
Freepik
Compartilhe:

Cinco programas de pós-graduação (stricto sensu) da Universidade Tiradentes (Unit) estão com inscrições abertas. Até o dia 28 de fevereiro de 2023, os interessados podem se inscrever no mestrado ou doutorado em Saúde e Ambiente, em Engenharia de Processos, e em Biotecnologia Industrial. Já quem tem interesse nas áreas de Educação e/ou Direito, pode realizar a inscrição até 31 de janeiro. São mais de 100 vagas.

De acordo com o coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu da Unit, Dr. Álvaro Silva Lima, fazer um mestrado e/ou doutorado é um diferencial no mercado de trabalho. “Quando um aluno opta por fazer um mestrado ou doutorado, ele envereda-se pelo campo da investigação científica, na busca de respostas para problemas de alta complexidade, permitindo que empresas, sistemas de saúde, conhecimento jurídico e educacional valham-se dessas informações para melhoria dos seus processos”, diz.

Umas das ações que fazem com que o mundo da ciência alcance melhores resultados é a concessão de bolsas de pesquisa para que estudiosos possam focar seus esforços no desenvolvimento de seus projetos. “Com dedicação exclusiva às atividades de pesquisa, obviamente, o aluno está imerso em suas atividades. O que não significa, que o aluno não bolsista não cumpra suas atividades, mas sem sombra de dúvida receber para pesquisar é um incentivo a mais”, destaca Lima.

Qualidade

Na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes (PEP/Unit) alcançou nota 6. Já os Programas de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA) e em Educação (PPED) consolidaram sua trajetória de avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 5. E o Programa mais recente, em Direitos Humanos (PPGD), manteve a  nota 4, evoluindo em diversos aspectos quali-quantitativos, permanecendo como único programa de Direito de Sergipe com Doutorado.

A cada quatro anos, a CAPES promove a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil, a chamada Avaliação Quadrienal. O Sistema Nacional de Pós-Graduação avalia, portanto, os programas de pós-graduação, ranqueando-os em conceitos 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom), 6 e 7 que se consideram programas de excelência nacional e internacional e podem ser considerados referências nas suas respectivas áreas de atuação. 

Para saber mais e se inscrever, acesse o site.

 

Leia também: Conheça uma das pesquisadoras mais influentes do mundo

 

*Texto atualizado em 12/12/2022, às 19h18.

Compartilhe: