V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit apoia Fórum Aracajuano Contra a Violência

Evento promovido pelo Rotary Club de Aracaju acontece nos dias 12 e 13 de maio, no Campus Aracaju Farolândia e no auditório do TCE-SE

às 15h24
Travasso: "Foco principal é buscar soluções"
Compartilhe:

O Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes será uma das sedes do Fórum Aracajuano Contra a Violência. Aberto ao público, o evento acontece nos dias 12 e 13 de maio e é uma realização do Rotary Club de Aracaju, com o apoio da Unit, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Na oportunidade, será firmado o Pacto Social “Amo Aracaju Sem Violência”.

“A ideia do Fórum surge a partir de um crescimento sem controle da violência e o foco principal é buscar soluções. Para isso, reuniremos profissionais com experiência na área”, explica o rotariano Carlos Alberto Monte Travassos, integrante da comissão organizadora do evento.

A programação inclui palestras, apresentação de painéis e oficinas sobre temas como homicídio e drogas; violência contra a mulher e grupos vulneráveis; nos espaços públicos e no trânsito. A Unit sediará as oficinas na manhã do dia 12, no Bloco D do Campus Aracaju Farolândia. Os debates serão realizados no auditório do TCE-SE. No primeiro dia, às 19h30, o mestre e doutor em Direito Penal pela USP, Luiz Flávio Borges D’Urso, abordará o tema “A sociedade e a violência urbana”.

Já no dia 13, as palestras acontecem a partir das 8 horas. O primeiro palestrante será Luiz Carlos Santos Gonçalves, membro do Ministério Público Federal, doutor em Direito do Estado e relator geral da Comissão de Reforma do Código Penal instituída pelo Senado. Luiz Gonçalves falará sobre crimes de homicídio e medidas para sua contenção.

O evento contará ainda com palestras do promotor do Ministério Público Estadual de Sergipe, Deijaniro Jonas, do criminólogo especialista em redução da violência, Emanuel Cacho, e do secretário de Segurança Urbana de Recife-PE, Murilo Cavalcanti, estudioso do processo de redução da violência em Bogotá e Medelin, autor de livro sobre o tema e idealizador e responsável pelo Projeto Amor à Vida, implementado em Recife com resultados significativos.

Painéis

A apresentação de trabalhos em formato de painel terá com o tema-central “Soluções eficazes para redução da criminalidade”. Os trabalhos serão apresentados pelo defensor público-geral do Estado, Raimundo Veiga; a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitoza; a secretária de Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, Georlize Costa; o desembargador do TJ-SE, Edson Ulisses; o presidente da OAB-SE, Carlos Augusto Monteiro, entre outros profissionais renomados.

Compartilhe: