ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit capacita profissionais que atuarão no hospital de Campanha

Hospital de Campanha começa a funcionar nesta quinta. Capacitação é para enfermeiros e médicos da Atenção Primária à Saúde

às 21h37
Compartilhe:

Nesta quinta-feira, dia 21, Aracaju inicia uma nova etapa no combate à Covid-19 com a inauguração do hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, montado no Estádio João Hora de Oliveira, no bairro Siqueira, pela Prefeitura da capital. A Universidade Tiradentes (Unit), atenta ao seu papel social, colabora em mais essa fase de crise sanitária capacitando médicos e enfermeiros que atuarão na unidade.

A capacitação teve início na terça-feira (19) e vai até o dia da inauguração, na quinta. Voltado para enfermeiros e médicos da Atenção Primária à Saúde, o treinamento é nas áreas de Índice Paramentacão e Desparamentação de EPIs; Protocolo Skipe e Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional; Pronação e PCR para o paciente com Covid-19.

Diretora adjunta da área da Saúde do Grupo Tiradentes, professora Wanessa Lordelo ressaltou a importância social da Instituição se somar às ações de combate à pandemia e explicou que a proposta da Secretaria Municipal de Saúde é que docentes de Medicina, Farmácia e Fisioterapia também atuem na capacitação.

Neste primeiro momento, somente os professores de Enfermagem estão ofertando treinamento.

“Fomos procurados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Educação Permanente, para auxiliar o treinamento das equipes para o Hospital de Campanha. Nossas docentes de Enfermagem estão atuando e estamos conversando sobre a atuação dos outros cursos”, informou.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Pureza, a parceria com o Centro de Educação Permanente de Saúde da Prefeitura municipal oferece segurança aos profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid-19 devido ao preparo dos docentes.

“Para nós, é muito satisfatório poder ajudar os profissionais que estão na linha de frente. Tivemos treinamento ontem (terça-feira), hoje nos turnos manhã e tarde e amanhã pela manhã encerramos”.

Ações

Rosane Milet é uma das docentes da Unit que está ministrando a capacitação. Ela conta que a experiência é um momento diferenciado em sua trajetória na Enfermagem porque está contribuindo com conhecimento no combate à Covid-19.

“É um momento ímpar na minha caminhada profissional, uma vez que posso contribuir com conhecimento técnico-científico. A Universidade está desempenhando um papel fundamental no enfrentamento desta crise sanitária com a disponibilização de professores para capacitação de agentes de saúde pública”, afirmou.

A Universidade Tiradentes participa de ações de combate à Covid-19 desde o início da pandemia. Além da doação de equipamentos de segurança como toucas, máscaras cirúrgicas, luvas descartáveis e álcool gel, a Instituição emprestou um simulador endotraquial para capacitação de profissionais dos hospitais Cirurgia e São José. O aparelho é utilizado no tratamento de problemas pulmonares.

Números em Aracaju

A Secretaria de Saúde do Município registrou, até esta terça-feira (19), 226 novos casos de Covid-19 na capital e três óbitos. Com isso, sobe para 2473 o número de pessoas diagnosticadas com Covid-19 em Aracaju.

Com o Hospital de Campanha, a Prefeitura de Aracaju dota a cidade de mais um importante equipamento de saúde para os casos de covid-19 na capital. A unidade conta 152 leitos de retaguarda de baixa e média complexidade e amplia a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde para fazer frente à pandemia provocada pelo coronavírus.

Compartilhe: