O primeiro estágio é um marco fundamental na vida acadêmica, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades práticas essenciais para o mercado de trabalho. Pensando na importância desse passo importante na vida do aluno, a Universidade Tiradentes (Unit), em colaboração com o Unit Carreiras, organizou uma ação especial para conectar os alunos a oportunidades de estágio e emprego.
A ação contou com a presença de representantes de cinco empresas de integração de estágio e emprego: Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Ampla Recursos Humanos, Super Estágios, IDEEAS e Centro de Estágio e Emprego (CEMPRE). O objetivo principal foi facilitar o cadastramento dos alunos em vagas de estágio e banco de currículos, promovendo uma ponte direta entre os estudantes e as oportunidades de emprego disponíveis.
Os agentes de integração presentes são especializados em diferentes áreas. A Ampla, por exemplo, está focada na área da saúde, enquanto outras empresas atendem setores como tecnologia, administração e pedagogia. “Os agentes de integração, ao receberem um cadastro, trabalham para encontrar oportunidades correspondentes. Por exemplo, se houver muitos alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) cadastrados, mas poucas vagas disponíveis, eles buscarão empresas de tecnologia para apresentar o benefício de contratar estagiários, detalhando como o estágio funciona e qual o custo envolvido”, pontua a coordenadora do Unit Carreiras, Ana Paula Morais.
Parceria abrangente
O administrador e supervisor do CIEE, Franklim Nunes, reforça a importância da parceria com a Unit e destaca os benefícios do estágio para o desenvolvimento profissional dos estudantes. “A integração entre teoria e prática é essencial, pois permite que o estudante aplique o que aprende em sala de aula, desenvolvendo competências comportamentais e habilidades de relacionamento que vão além dos livros. Essa experiência prática prepara o aluno para o mercado de trabalho, onde as empresas valorizam o aprendizado adquirido ao longo dos anos, posicionando-o como um profissional preparado e competitivo”, destaca Franklim.
O impacto social da ação, segundo o advogado e representante da Super Estágios, Yuri Messias, é a longo prazo. “Nossa contribuição é incentivar os estudantes a se cadastrarem em nosso portal, proporcionando a eles sua primeira oportunidade de emprego e inserção no mercado de trabalho. Esse é o principal impacto social que as empresas de estágio oferecem. A importância dessa parceria está em estar próximos dos estudantes, trazendo oportunidades através das empresas parceiras e, juntos, promovendo uma melhor preparação educacional”, pontua.
Lys Karoline Ribeiro, que está no 2º período de Direito da Unit, participou da ação e viu a oportunidade como essencial para seu desenvolvimento. “Acredito que esta é uma grande oportunidade para me desenvolver, ver a prática no mercado de trabalho e aprofundar meus conhecimentos no curso de Direito, especialmente nas especializações em direitos civis e administrativos. Conseguir um estágio é essencial não apenas para o currículo, mas também para o desenvolvimento pessoal”, pontua a estudante.
Assim como Lys, o aluno do 8º período de Ciências da Computação, Daniel de Oliveira também aproveitou a ação e já se inscreveu para garantir sua vaga. “Acredito que essa orientação pode me ajudar bastante a encontrar um estágio. Principalmente porque aprendi a realizar as inscrições nas plataformas e agora preciso acompanhar diariamente as ofertas nos aplicativos e sites. Agora, o que resta é finalizar os cadastros e monitorar as oportunidades. Quanto à minha experiência, esta é a primeira vez que estou tentando estagiar”, elenca o aluno.
Leia também: Projeto de moda sustentável avança na etapa estadual do Desafio Liga Jovem do Sebrae