Os 30 anos do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit) é comemorado durante a XVIII Jornada de Biomedicina. Durante a primeira noite do evento, foram homenageados a coordenação, corpo docente, egressos de sucesso e profissionais parceiros da instituição. A programação se estende até o dia 5 de maio.
O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, celebrou com muita gratidão a trajetória do curso de Biomedicina. “Palavras não expressam a grandeza da minha emoção em estar com vocês celebrando essa ocasião tão especial. Estou muito feliz em ver os alunos que acabaram de iniciar o curso e os que estão quase todos formados sendo referência de profissionais. Quanto mais vocês crescem, mais a certifica o compromisso da Universidade Tiradentes em oferecer um ensino de qualidade e humanizado. Espero que vocês procurem criar espaço para que vocês possam assumir espaços nos hospitais, clínicas e realizando pesquisas para fazer diferença para a sociedade”, destaca.
Para a coordenadora de área da saúde, Juliana Dantas, a Jornada é também um momento para celebrar a existência do curso de Biomedicina na Universidade Tiradentes. “A Unit é a primeira instituição privada a trazer o curso para Sergipe. Durante esses anos, ficou evidente que a qualidade do curso é incontestável, visto o desempenho dos egressos que estão fazendo sucesso nacionalmente e internacionalmente. E para a coordenação do curso é muito importante evidenciar a atuação dos alunos e egressos, mostrando que quando eles saem da Universidade já estão prontos para o mercado de trabalho. O corpo docente se preocupa em passar ensinamentos de qualidade, não só o que está na grade curricular, mas compartilhando experiências que fazem toda a diferença para a construção do perfil profissional”, declara.
Emocionada, a coordenadora operacional do curso de Biomedicina, Patrícia Almeida, diz estar feliz em fazer parte da trajetória. “Para mim é extremamente emocionante estar participando das comemorações dos 30 anos do curso de Biomedicina da Unit. né. Há 23 anos faço parte dessa história. Tudo começou no ano 2000 quando entrei como aluna, me formei em 2004.2 e retornei em 2009 como professora preceptora e já passei por todos os cargos dentro do curso e hoje estou atuando como coordenadora operacional do curso. É muito emocionante olhar para trás e ver a história que fizemos nesse curso. São inúmeros os biomédicos formados pela Unit que hoje estão atuando com competência, fazendo seu nome nas 32 habilitações que o curso oferece. Esse está sendo um momento de gratidão e muita felicidade”, afirma.
O entusiasmo da noite também contagiou os estudantes. Maria Lara Silva Góis, está quase concluindo a graduação disse que a Biomedicina foi amor à primeira vista. “Me apaixonei pelo curso quando participei da Feivest em 2019. Conheci o curso, me apaixonei, fiz o vestibular e passei. Comecei a estudar em 2020. Mesmo com a pandemia e o isolamento social eu não desisti do curso e fui me encantando cada vez mais. Vou me formar em 2024, e durante os anos que passei na graduação participei de todas as atividades extracurriculares, me tornei presidente da Associação Atlética Acadêmica de Biomedicina (BioSpartan) e fiz algumas pesquisas. A coordenação esteve sempre presente me incentivando e impulsionando a minha vontade de aprender cada vez mais”, ressalta.
Já a estudante, Layla Sales, está quase concluindo o curso. Ela conta que escolheu a Biomedicina por ser uma área que tem ganhado mais espaço no mercado de trabalho. “O curso oferece 32 habilitações para a gente seguir carreira profissional. São tantas as possibilidades de atuação e especialização que isso me cativou. Ainda estou fazendo estágio, e ter essa oportunidade de aprender na prática faz toda a diferença para que eu me sinta mais preparada para exercer a profissão de biomedicina futuramente. Eu sempre indico o curso para quem me pergunta sobre porque foi nele que me encontrei profissionalmente. E fazer parte da história do curso é uma honra sem tamanho.”, pontua.
XVIII Jornada de Biomedicina
Para ministrar a palestra da primeira noite, o assessor científico do Instituto Hermes Pardini, Marcelo Leite, abordou a importância dos estudantes aprenderem a executar o pré analítico corretamente e de maneira humanizada. “É essencial que os alunos entendam a importância de realizar o pré analítico no laboratório, que é a fase onde envolve o maior número de pessoas e que requer cuidados especiais para garantir o resultado com qualidade para os pacientes. Essa temática tem uma grande relevância para a saúde pública, a questão do pré analítico que envolve a parte burocrática toda aquela questão da integração entre as pessoas em prol de garantir a qualidade daquela mostra que vai ser colhida dos nossos pacientes para realizar seus exames e prognósticos”, explica.
A jornada ocorrerá entre os dias 03 a 05 de maio. Os minicursos abordarão temas específicos de interesse profissional como: Coleta de Sangue, Microscopia do Sedimento Urinário, Espermograma, Microbiologia, Estética. As palestras durante a jornada abordarão outras perspectivas da Biomedicina que serão proferidas por profissionais Biomédicos de reconhecimento em suas respectivas áreas.
Nessa jornada foram convidados parceiros que colaboram no crescimento dos estudantes da Unit por meio de estágios e oportunidades de emprego como a Unimed, rede primavera clínica Fertilitá, SOLIM diagnósticos, Hospital Cirurgia e o LACEN.
Leia mais: A missão do Grupo Tiradentes de preparar profissionais para o mercado