V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit de Itabaiana (SE) promove evento de Iniciação à Metodologia Científica 

O evento destaca a importância da metodologia científica na formação acadêmica dos alunos de educação a distância

às 21h32
Compartilhe:

Com objetivo de fornecer aos alunos ferramentas essenciais para o desenvolvimento de conhecimento acadêmico e promover uma maior aproximação entre os discentes da Educação a Distância (EAD), foi realizado na última terça (23), o evento “Iniciação à Metodologia Científica” no campus da Universidade Tiradentes (Unit) em Itabaiana (SE). 

O encontro foi ministrado pela professora tutora, Edilaine Oliveira Santos e contou com a participação ativa dos alunos que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre Metodologia Científica, suas normas e técnicas. 

“Ao organizar o encontro, pensei em um tema que fosse de extrema importância para a vida acadêmica e que despertasse o interesse dos alunos para o campus. Convidamos a professora Silvania Santana Costa para compartilhar sua expertise sobre Metodologia Científica, destacando suas normas e técnicas fundamentais”, pontua.

A iniciação à Metodologia Científica se mostrou de suma importância para os estudantes do EAD, que muitas vezes enfrentam dificuldades no desenvolvimento de conhecimento acadêmico, como a produção de resumos, resenhas, relatórios, artigos e o temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A introdução a essas temáticas despertou nos discentes a consciência sobre a relevância da Metodologia Científica para o crescimento acadêmico e profissional. 

“Ao iniciar minhas atividades profissionais na Unit, percebi que os alunos do EAD apresentam dificuldades sobre o desenvolvimento de conhecimento acadêmico. Era necessário um evento que abordasse essas temáticas, mesmo sendo uma introdução à Metodologia Científica. Os discentes perceberam o quanto ela é importante para o crescimento acadêmico e profissional”, elenca.

Sobre o evento

O evento foi direcionado aos alunos do polo em Itabaiana, abrangendo os cursos 100% online, semipresencial e híbrido. Durante as discussões, foram abordados temas como: o que é Metodologia Científica, sua importância, a importância da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), bem como a produção de resenhas, resumos, fichamentos e artigos. 

“As discussões durante o evento foram muito proveitosas, permitindo que os alunos compreendessem melhor os fundamentos da Metodologia Científica e adquirissem conhecimentos práticos para a produção acadêmica. Foi gratificante ver o engajamento e interesse dos estudantes em aprender e aprimorar suas habilidades nessa área”, infere.

A divulgação do evento foi realizada de forma abrangente, contando com a colaboração dos professores do EAD, que divulgaram durante as aulas e nos grupos de alunos. 

“Realizamos a divulgação principalmente via e-mail, enviando uma série de mensagens explicando a importância do evento para a vida acadêmica dos estudantes. Também criei um tutorial detalhado sobre como fazer a inscrição no Magister e enviei para todos os alunos do EAD por e-mail”, ressalta.

Edilaine ainda enfatiza a importância em promover e incentivar esse tipo de evento. “Quando eu era graduanda, percebi a importância da participação em eventos que contribuíam para o meu curso, como é o caso da Metodologia Científica. É praticamente unânime o ‘medo’ que os universitários têm em produzir conhecimento científico, como resenhas, artigos, monografias, entre outros. Por isso, é necessário desmistificar essas temáticas e mostrar o quanto são importantes para a continuidade e o desenvolvimento dos alunos em seus cursos”, relembra.

A professora também ressalta que a promoção de eventos desse gênero é crucial para a aproximação e acolhimento dos alunos do EAD ao Campus. “Através de eventos como esse, buscamos estabelecer um vínculo mais próximo entre os alunos do EAD e o Campus. Queremos que se sintam parte integrante da comunidade acadêmica, tenham acesso às informações e recursos necessários e se beneficiem de todas as oportunidades oferecidas pela Unit”, conta.

A iniciativa da professora tutora e da equipe organizadora reforça o compromisso da Unit em oferecer uma formação abrangente e de excelência aos seus alunos, tanto no formato presencial quanto no EAD, além de proporcionar aos estudantes do EAD a chance de aprimorar seus conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais para a produção de trabalhos acadêmicos de qualidade.

Leia também: EAD e economia: o impacto da educação a distância no desenvolvimento econômico

Compartilhe: