Grande apoiadora da Semana Mundial da do Aleitamento Materno em Sergipe, a Universidade Tiradentes desenvolve este ano, mais uma vez, uma programação voltada para mães, profissionais de saúde e população em geral para a promoção da importância do aleitamento materno.
“Esta é uma campanha mundial que acontece desde 1992, celebrada de 1º a 7 de agosto, em comemoração à declaração de Innocenti, de 1990. Temos 136 países que aderiram à campanha, que tem como finalidade a propagação do aleitamento materno para reduzir o adoecimento e morte infantil no mundo todo, causados pela não amamentação”, explica a professora do curso de Medicina da Universidade Tiradentes e Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Sergipana de Pediatria, Dra. Izailza Matos.
Para este ano, a temática definida pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês) é Proteger a amamentação, responsabilidade de todos.
“Em qualquer país, desenvolvido ou não, as evidências científicas mostram que bebês que mamam no peito adoecem e morrem menos quando comparados àqueles que usam fórmulas infantis”, destaca a especialista.
“As vantagens para o bebê vão desde o nascimento, com a hora de ouro, deixando a mãe e bebê em contato pele a pele, até iniciar a primeira mamada, a qual melhora a respiração e circulação, aquece, reduz risco de hipoglicemia, fornece proteção de doenças com a ingestão do colostro e contato com a pele da mãe, aumenta a prevalência do aleitamento materno, entre outras”, acrescenta.
A Dra. Izailza também destaca os benefícios da amamentação para a mãe. “A amamentação aumenta o vínculo de amor entre mãe e filho, reduz o risco de gravidez indesejada, possibilita perda de peso mais rápida, minora a incidência de hemorragias pós-parto e, consequentemente, diminui anemia, menor incidência de câncer de mama, útero e ovário e de depressão pós-parto, entre outras”, salienta.
“Essa iniciativa impacta tanto a formação dos profissionais da saúde sobre a promoção, proteção e apoio do aleitamento materno, como também a população em geral. Com informação, podemos melhorar a prevalência do aleitamento materno, oferecendo aos nossos pequenos o melhor começo de vida.”, finaliza.
Confira a programação:
Dia 04/08
19h30 – Abertura oficial da SMAM 2021
Com os representantes das instituições envolvidas, entre eles, o coordenador do curso de medicina da Unit, Richard Halti, a presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, Ana Jovina, a representante da área técnica da saúde da criança e aleitamento materno da SES, Helga Menegel e o presidente interino do Hospital Santa Isabel, Douglas Rosendo.
20h – Mesa-redonda Como vencer as dificuldades para obter sucesso na amamentação.
21h – Abertura para perguntas
21h30 – Encerramento
05/08
19h30 – Mesa-redonda A Arte de Amamentar- Responsabilidade de todos.
Participantes:
Andrea Carvalho, mãe de dois e neonatologista.
Renata Tavares, mãe de primeiro filho e pediatra.
Gardênia, “pediatria com amor”.
Isabela e Eduardo, casal que vai contar sua experiência com a amamentação.
Mediadora: Dra. Izailza Matos – Presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sosepe
06/08
19h30 – Mesa redonda Multidisciplinaridade na amamentação.
Participantes:
Renata Tavares – Pediatra
Cesar – Psiquiatra
Camila Aranda – Psicóloga
Kelly Carvalho – Fonoaudióloga
Sandra Rafaela – Enfermeira
Mediadora: Dra. Ana Jovina – Presidente SOSEPE
21h – Mamaço virtual.
21h30 – Encerramento com o cantor e pediatra João Alberto Cardoso Silveira.
Confira também: Gestação, recém-nascido, amamentação e COVID-19.