ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit divulga resultado de Programa de Iniciação Científica

De 156 propostas submetidas, 123 projetos foram aprovados e classificados para o programa de Iniciação Científica.

às 12h39
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Reunião de implementação
Reunião de implementação
A coordenadora de pesquisa, doutora Adriana Karla de Lima.
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, divulgou o resultado final do processo seletivo de Projetos de Pesquisa em Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Edital nº 1/2022. O Programa distribui bolsas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bem como com recursos próprios, e são destinadas a discentes da graduação. Além disso, também oferece cotas de voluntariado aos graduandos da instituição.

“A Iniciação Científica é o estudante iniciar no mundo da Ciência e da Pesquisa, enquanto ainda está na graduação. Se a gente pensa em Pesquisa, a gente pensa no tripé que sustenta a universidade. Ela é a base da Pesquisa desenvolvida nos programas de pós-graduação. É o que estimula pesquisas novas, específicas importantes. O Ensino está dentro da Pesquisa e a Pesquisa gera o Ensino. Não dá para dissociar nenhum deles”, afirma a coordenadora de pesquisa da Unit, doutora Adriana Karla de Lima, 

De 156 propostas submetidas, 123 projetos foram aprovados e classificados para o programa de Iniciação Científica. No total, foram disponibilizadas 96 bolsas em diversas áreas do conhecimento, nas modalidades Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programas Institucionais, como Probi/Unit. Além disso, 40 foram para a modalidade de Iniciação Científica Voluntária, o Provic/Unit.

Iniciação Científica

A Iniciação Científica é um programa institucional que permite introduzir os estudantes de graduação  na pesquisa científica. Ela define-se como um instrumento de formação de recursos humanos qualificados. Voltado para o aluno de graduação e servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegia a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

Implementação

Na última terça-feira, 04, aconteceu a cerimônia de implementação dos projetos de pesquisa em Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Edital nº 1/2022, no auditório Padre Arnóbio. Estiveram presentes alunos bolsistas, voluntários e docentes aprovados para realização das pesquisas.

Entre os temas a serem pesquisados, estão a produção bio-óleo utilizando resíduos de plásticos, representação e participação política de mulheres indígenas no Brasil, a (in)segurança alimentar nos municípios sergipanos e o perfil epidemiológico de indivíduos com dermatite atópica em Aracaju-SE.

Para mais informações, o resultado final está disponível no link

 

Leia também: Iniciação Científica: estudante é voluntária em projeto de pesquisa

Compartilhe: