ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit é a primeira do Nordeste a firmar parceria com o tradicional HAOC de São Paulo

O convênio com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz vai possibilitar estágio para alunos de Medicina não somente da Unit Sergipe, mas das demais faculdades de Medicina do Grupo Tiradentes

às 15h36
Superintendente de Inovação, Pesquisa e Educação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, professor Kenneth Almeida
Superintendente de Inovação, Pesquisa e Educação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, professor Kenneth Almeida
Superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes, Temisson José Santos
CEO Saumíneo Nascimento assina convênio
Coordenador de Medicina da Unit, professor Richard Cabral, também atua na UTI do HAOC
Assinatura do convênio foi prestigiada
Compartilhe:

Por Amália Roeder e Raquel Passos

Com a intenção de estabelecer programas de pesquisas, ensino, intercâmbio, e desenvolvimento nos campos de extensão, administração e capacitação de pessoal, o Grupo Tiradentes assinou, no último dia 12, um Termo Interinstitucional de Cooperação técnica, científica e cultural com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC. A partir de 2020, o convênio vai promover estágio a estudantes dos cursos de Medicina da Unit em Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

A Unit, nota máxima junto ao Ministério da Educação, é a primeira Instituição de Ensino Superior de Sergipe e no Nordeste a firmar parceria educacional na área de saúde com o HAOC. “A Unit é um grupo referência de qualidade do trabalho realizado, nas competências, na ambição dos projetos com forte foco na internacionalização e inovação. Quando encontramos uma instituição séria, com trabalho bem estruturado, um hospital do porte do Oswaldo Cruz se interessa, não somente em conveniar, mas principalmente em realizar trabalhos conjuntos”, revelou o superintendente de Inovação, Pesquisa e Educação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, professor Kenneth Almeida.  

Segundo ele, os projetos foram montados com a nomenclatura Unit-HAOC, garantindo reserva de vagas para o estudante de Medicina da Unit dentro de área-chave do hospital. “Esse aluno vai ter uma atuação prática no sistema internato acompanhando um profissional. Além de bom desempenho prático, o aluno será demandado a estruturar esse conhecimento com artigos e produções científicas derivadas dessa atuação”, disse o superintendente do HAOC.

Com foco na qualidade acadêmica, a parceria representa uma graduação diferenciada para o aluno. “Essa é uma oportunidade de formação partilhada com um dos principais hospitais do Brasil que criou um programa específico para o nosso futuro médico, esteja ele em formação na unidade Sergipe, Alagoas ou Pernambuco”, confirmou o superintendente acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson Santos.

De acordo com o CEO Saumíneo Nascimento, o aprendizado será completamente custeado pelo Grupo Tiradentes. “Essa parceria representa o fortalecimento acadêmico dos nossos cursos de Saúde para os quais passaremos a oferecer a oportunidade, especialmente aos estudantes de Medicina, de um estágio prático em um dos melhores hospitais do país”, explicou o superintendente geral do Grupo Tiradentes, CEO Saumíneo Nascimento.

Experiência

O coordenador do curso de Medicina da Unit Sergipe, professor Richard Cabral, sabe bem da importância desse tipo de convênio. Mesmo quando fazia residência em Cirurgia Geral e Cardiovascular no Hospital das Clínicas (USP), Richard era instrumentador no HAOC. “Quando eu era aluno e residente, sempre ajudei a equipe de cirurgia do HAOC como instrumentador. Aprendi muitas coisas nesse período”, relembrou.

Já são 20 anos que Richard Cabral vivencia as práticas nesta instituição referência. “Depois que terminei minha residência, fui contratado para atuar na U.T.I. do Oswaldo Cruz, onde estou, com muito orgulho, até hoje”, contou.

Para ele, essa parceria com a Unit reflete a possibilidade de o aluno conviver em um ambiente onde a Medicina é feita de uma forma completa. “É um hospital voltado para alta tecnologia que tem uma série de recursos, não só de instalações e infraestrutura, mas principalmente, de equipamentos. Será uma chance de ver com grande intensidade a utilização de todas as tecnologias e os grandes princípios de tratamento que existem na Medicina”, disse.

O estudante do 40 período do curso de Medicina, Alberto Calson acompanhou, juntamente com outros acadêmicos, a assinatura do convênio e comemora a oportunidade de uma formação diferenciada. “Não será somente com conteúdo teórico que vamos conseguir mostrar o que aprendemos, precisamos da prática. Essa parceria vai possibilitar sermos profissionais mais completos”, concluiu. 

HAOC

Há mais de um século, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que implantou e vivenciou algumas das mais importantes conquistas da medicina, mantém também uma posição de referência na precisão para tratar, devido à sua ênfase em serviços de alta complexidade, nas  áreas da Oncologia (Centro Especializado em Oncologia),  e Doenças Digestivas (Centro Especializado em Obesidade e Diabetes, Centro Especializado em Hérnia, Centro Especializado em Endoscopia, Cirurgia Geral do Aparelho Digestivo e Parede Abdominal), entre outras especialidades.

Com informações do portal HAOC

Compartilhe: