ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit é condecorada com o Colar do Mérito Pedro, o Libertador

Homenagem celebra instituições e figuras cujos serviços à sociedade são considerados de grande relevância, especialmente aqueles que fortalecem a justiça, o bem-estar social e o progresso local.

às 18h31
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) foi agraciada com uma das mais altas honrarias: o Colar do Mérito Pedro, o Libertador. Essa homenagem celebra instituições e figuras cujos serviços à sociedade são considerados de grande relevância, especialmente aqueles que fortalecem a justiça, o bem-estar social e o progresso local. Neste ano, os fundadores Jouberto Uchôa e Amélia Uchôa receberam o colar em reconhecimento ao impacto educacional e social da Unit.

O Colar do Mérito Pedro, o Libertador carrega o legado de Dom Pedro I, herói da independência brasileira, e reflete o compromisso da Unit em perpetuar uma educação de qualidade em Sergipe. Segundo o reitor Jouberto Uchôa, a comenda simboliza um marco importante na história da universidade. “Ter uma representação de Portugal aqui conosco é algo de valor inestimável. Para alcançar esse objetivo, precisamos diariamente nos dedicar a entender as obrigações da universidade e os compromissos com nosso corpo docente e discente. Nosso dever é transformar esse compromisso em prática, e é com orgulho e gratidão que seguimos cumprindo essa missão, conscientes da responsabilidade que temos”, ressalta o reitor.

Critérios e Significado do Colar

De acordo com Sebastião Amoedo, presidente do Conselho de Minerva, os critérios de seleção para o Colar do Mérito Pedro, o Libertador, são definidos por um grupo chamado Sodalício. Os membros apresentam e votam periodicamente em nomes de candidatos que representam os valores de liberdade e compromisso com o bem-estar do povo. “Nosso tributo a Pedro, o Libertador, é uma modesta, mas amorosa rememoração do estadista libertador de suas duas pátrias, irmanadas até hoje por vínculos indissolúveis de afeto e respeito recíproco”, ressalta Amoedo.

Além de homenagear realizações passadas, o Conselho de Minerva tem focado seus esforços em novos desafios sociais, incluindo o acesso à educação de crianças autistas. “Atualmente, enfrentamos um grande desafio: o acesso à educação para crianças e jovens no espectro autista. Esse é um tema central para nós. Um dos nossos membros, que é autista, desenvolveu um personagem digital virtual para interagir com crianças, o que tem apresentado resultados impressionantes”, completou Amoedo, destacando como o conselho combina tradição com inovação.

Impacto acadêmico

A comenda também marca um reconhecimento da trajetória de dedicação dos reitores e da própria Unit. Para o coordenador da pós-graduação Stricto Sensu e diretor de relações institucionais, professor Marcos Wandir Nery, o papel do reitor Jouberto Uchôa foi fundamental na construção de um projeto educacional sólido. “O professor Uchôa é o grande idealizador e empreendedor desse projeto. Ele sonhou com tudo isso e dedicou muita energia e amor ao seu estado e à sua cidade natal. O que vemos hoje é o resultado de mais de 60 anos de dedicação, uma trajetória reconhecida não só em Sergipe, mas em todo o Brasil e até internacionalmente, graças às muitas parcerias que temos”, elenca Wandir.

A Universidade Tiradentes tem se destacado pela sua valorização das raízes culturais de Sergipe, promovendo uma educação integral que combina ciência e cultura local. “A formação integral de uma pessoa só se concretiza quando se une cultura e arte ao processo educativo. Na Universidade Tiradentes, valorizamos essa convivência entre o ensino científico e o saber popular, reconhecendo a importância da cultura sergipana e celebrando a ‘Sergipanidade’ como um valor essencial para nossa identidade”, completa Marcos Wandir Nery.

Leia também: Unit e Sedetec vão capacitar servidores para a área de petróleo e gás

Compartilhe: