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Unit é escolhida pela segunda vez consecutiva em programa escolar nacional 

PADF nas Escolas inscreveu um projeto que desafia estudantes a simularem o planejamento de uma missão espacial para Marte; iniciativa conta com a participação de alunos da pós-graduação da Unit

às 17h30
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Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Tiradentes (Unit) foi escolhida para participar do programa PADF nas Escolas, que reúne dezenas de faculdades, universidades e outras instituições do ramo no Brasil e em Portugal. A iniciativa envolve projetos com a participação de professores e alunos de escolas públicas do ensino médio e fundamental, com o objetivo de colaborar com a formação de professores em temáticas ligadas ao ensino ativo e à chamada “Educação STEM”, referente às disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Ela é promovida pelo Consórcio STHEM Brasil, com o patrocínio da companhia Boeing e da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF). 

Nesta edição, o programa trabalha com o tema “Partiu, Marte!” e estimula os estudantes a trabalharem com temas relacionados à exploração espacial, simulando o planejamento e o desenvolvimento de uma missão futura para o planeta Marte, a mais de 220 milhões de quilômetros de distância média da Terra. O objetivo principal é desenvolver entre os jovens alunos o interesse e curiosidade por carreiras e assuntos relacionados à ciência, à engenharia e à tecnologia, além de integrar o tema aos conteúdos de Física, Química, Biologia, Matemática e Geografia. Ele também promove a inclusão e a diversidade, oferecendo acesso a recursos e atividades de alta tecnologia em escolas públicas e incentivando a participação de meninas e estudantes de minorias étnicas em áreas tradicionalmente dominadas por homens.

“Ao desenvolver projetos relacionados ao envio de missões a Marte, os estudantes podem trabalhar em atividades práticas que envolvem desde a construção de maquetes de foguetes até simulações de vida em Marte, o que facilita o aprendizado de conceitos complexos de forma prática e divertida. A abordagem pode envolver trabalhos em grupo, onde os estudantes colaboram para resolver problemas e desafios, como criar soluções para a sobrevivência em Marte, promovendo habilidades de comunicação, colaboração e resolução de problemas”, afirma a professora Ana Cláudia Ataíde Mota, assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da Unit e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NDD).

O projeto da Unit, também chamado “Partiu, Marte!”, é desenvolvido no Centro de Excelência Professor Paulo Freire, escola pública estadual situada no Bairro Industrial, em Aracaju. Com a coordenação da pesquisadora Silvia Maria Egues Dariva, doutora em Engenharia Química e professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP), ele será desenvolvido com os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, através de atividades in loco, na própria escola, e mais a participação de alunos de mestrado e doutorado do PEP. O projeto acontece até dezembro e, ao final, vai premiar a escola e seus alunos com kits de ciências e astronomia. 

Ana Cláudia detalha que o “Partiu, Marte!” busca desenvolver uma série de habilidades nos estudantes, fazendo com que eles analisem as condições e os desafios para a vida em Marte, compreendendo os princípios científicos e tecnológicos necessários para a exploração e colonização do planeta; investiguem os métodos de filtração de água e reciclagem de ar, aplicando princípios de química e biologia para a sustentabilidade em ambientes extraterrestres; projetem e construam protótipos de sistemas de suporte à vida e veículos exploratórios, utilizando conceitos de física e engenharia; e avaliem a importância da sustentabilidade e da gestão de recursos em ambientes extraterrestres, relacionando com práticas de sustentabilidade na Terra.

“Ao nos engajarmos novamente neste projeto, reafirmamos o nosso papel como protagonistas na formação de futuros cientistas, engenheiros e líderes que estarão à frente das grandes inovações do século XXI. A temática “Partiu Marte” não só desperta o interesse dos estudantes pela exploração espacial e pelas ciências exatas, mas também os desafia a pensar de forma crítica, a solucionar problemas complexos e a colaborar em projetos que exigem uma compreensão profunda de diversas disciplinas”, diz a professora.

O primeiro projeto

A primeira participação da Unit no PADF nas Escolas foi na edição de 2023 e envolveu a criação e desenvolvimento de uma horta orgânica com técnicas modernas de irrigação, que foi construída em conjunto com cerca de 80 alunos de Ensino Fundamental da Escola Estadual 8 de Julho, no bairro Ponto Novo, também em Aracaju. Ana Cláudia destaca que o projeto teve resultados considerados excelentes, que levaram a Unit a ser novamente selecionada para o programa da STEHM Brasil. 

“Tivemos a maravilhosa experiência de trazermos cerca de 100 estudantes para uma tarde de imersão no Tiradentes Innovation Center e ITP [Instituto de Tecnologia e Pesquisa]. Na ocasião, puderam conhecer todo o funcionamento do Fab Lab, além de terem realizado experimentos no ITP e uma imersão nesse ambiente que respira ciência de ponta. A horta foi desenvolvida com resultados e aprendizados que gerarão produtos para os estudantes a longo prazo”, lembra a assessora.

Assim como aconteceu na edição do ano passado, a Unit foi a única instituição de ensino superior da região Nordeste a ser selecionada para o PADF nas Escolas. Além dela, foram escolhidos para este ano outros cinco projetos desenvolvidos por faculdades e universidades de quatro estados: Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Todas são consorciadas da STEHM Brasil e associadas à Semesp, entidade que representa as mantenedoras de ensino superior em todo o país. 

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