ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Sebrae promovem o 3° Hackathon Business

Durante Hackathon Business Sebrae, alunos criaram projetos com soluções de problemas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

às 17h25
Alunos no 3º Hackathon
Alunos no 3º Hackathon
Equipe ganhadora do 2º Lugar
Alunos no 3º Hackathon
Alunos no 3º Hackathon
Equipe ganhadora do 3º Lugar do 3º Hackathon
Equipe ganhadora do 1º Lugar do 3º Hackathon
Compartilhe:

O 3º Hackathon Business Sebrae, em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), reuniu alunos dos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação. O evento realizado no sábado, 3, contou com a participação do consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), professor Antônio Neto, que ministrou uma palestra sobre a motivação e os desafios para empreender. 

O Hackathon iniciou com a orientação do Facilitador do SEBRAE, Rafael Demetrius, criador da Metodologia do Hackathon e Maratona Empreendedora instruindo na formação das equipes, combinando um estudante de cada curso na formação dos times, diversificando assim a visão sobre as problemáticas estudadas e aplicando a qualificação específica de cada estudante. O resultado foi a formação de 17 equipes com cinco alunos cada.

De acordo com o professor membro da Comissão Permanente e Disciplinar da (CPD) Unit, José Walter Filho, no Hackathon os alunos puderam trabalhar com temas relacionados aos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; e ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, tendo como eixo principal o ODS 04 – Educação e Qualidade.

“O Hackathon Business Unit-Sebrae é uma maratona empreendedora para fomentar o potencial empreendedor dos estudantes na criação de negócios com a resolução de problemas da sociedade, ampliação do networking, troca e construção de conhecimento voltado para universitários da Unit que tenham interesse em desenvolver características e habilidades de comportamentos empreendedores, Design Thinking e modelagem de negócios, inovação e com impacto social”, explica.

Com a mentoria de 11 professores dos cursos participantes, os alunos foram estimulados à geração de ideias de solução para os problemas identificados, produzindo um total de 1.050 ideias, que foram refinadas em um processo de mapeamento de Inovação e Viabilidade. Com as 17 Soluções destacadas os alunos produziram Modelos de Negócios baseados na metodologia Lean Canvas dos quais desenvolveram Protótipos das suas criações de negócios. 

“Ao final do dia, os alunos e seus professores elaboraram apresentações dos protótipos para uma banca de avaliadores compostas por três profissionais: Um Gestor da área de Inovação de Instituição Financeira de Sergipe, uma Gestora de Inovação e Startups e um Investidor Anjo e Sócio de Aceleradora de Startups”, destaca.

Premiação 

O Projeto que ficou em 1º Lugar foi o “Nova Era Education”, elaborado pelos alunos do curso de Administração, Felipe Bittencourt De Oliveira Aquino, Gabriel Rodrigues Almeida, Jose Victor Piedade de Gois, Lucas Feitosa Padilha Araujo e Matheus Vinicius de Omena Batista, que teve como orientador o professor doutor Jefferson Reis Guimarães Andrade. O grupo criou uma plataforma de identificação do perfil de crianças com “TDAH” com o objetivo de proporcionar um ambiente mais produtivo e inclusivo através de um jogo para o ensino.

A equipe vencedora receberá como premiação uma Visita Técnica ao Porto Digital em Recife (PE) com todos os integrantes da equipe, inclusive o professor, incluindo transporte, translado, hospedagem e alimentação, organizada e oferecida pelo SEBRAE/SE. Também receberá da Unit um período de incubação gratuita durante três meses no Tiradentes Innovation Center (TIC) para desenvolvimento do projeto.

Quem ficou em 2º Lugar foi a equipe “Resolve Bambu”, composta pelos alunos Antônio Valter de Menezes Neto, Décio Carvalho Faria, Gabriel Vinicius Moura Santos, Luana Rodrigues da Silva Melo, Paulo Henrique Sena, dos cursos de Ciências Contábeis, TI e Administração, que tiveram como orientado a professora  Ivânia Maria de Morais Souto. Juntos, desenvolveram soluções de produtos sustentáveis em bambu, e a fabricação de um capacete de segurança feito de do material que garante ser resistente, economicamente viável e inovador. 

Esta equipe que conquistou o 2º Lugar receberá da Unit um período de incubação gratuita de três meses no TIC para desenvolvimento do projeto e do SEBRAE ganharam a inscrição gratuita para o Seminário Empretec.

A equipe que ficou em 3º lugar foi a “G.E.T – Gestão da Empregabilidade e Treinamento” composta pelos alunos Aline Cristina Santos Santana, Beatriz da Silva Moreira, Ivanis Vitória, Jordan Raione e Leandro Dias, dos cursos de Administração, Ciências da Computação e Engenharia de Produção, que teve como orientador o professor Douglas de Moura Andrade. Juntos criaram uma modelo que tem como objetivo resolver o problema de recrutamento, treinamento e desenvolvimento das indústrias do Nordeste. 

A equipe do 3º Lugar receberá da Unit um período de incubação gratuita de três meses no TIC para desenvolvimento do projeto e receberão 10h de Mentoria com Consultores do SEBRAE/SE.

 

Leia mais: Entenda por que a estatística está em todas as ações do dia-a-dia

Compartilhe: