ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Sedetec vão capacitar servidores para a área de petróleo e gás

A trilha de formação terá cinco módulos que serão ministrados entre novembro deste ano e maio de 2025, com participação direta e ativa do Ecossistema Tiradentes

às 14h45
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) vai ministrar, em conjunto com a Escola de Governo de Sergipe (Esapgese) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), uma capacitação especial para servidores públicos estaduais que vão atuar diretamente com a cadeia produtiva de petróleo e gás natural instalada em Sergipe. A chamada Trilha de Formação de Petróleo e Gás terá um total de cinco módulos, com carga horária de 40 horas, e o primeiro deles, intitulado ‘Introdução aos processos e tecnologias na cadeia de petróleo e gás’, acontecerá nos dias 6, 7, 8, 13 e 14 de novembro. 

A trilha de formação é um desdobramento das conversações iniciadas em novembro do ano passado entre Unit e Sedetec, com o objetivo de aprimorar e aumentar a qualificação de profissionais para atuar no acompanhamento e na regulação das atividades de empresas e órgãos públicos direta ou indiretamente ligados à exploração, processamento e comercialização do gás natural, petróleo e derivados, área que vem ganhando um grande potencial de crescimento e desenvolvimento no cenário econômico sergipano e brasileiro. Os cursos desta primeira trilha terão a oferta de 50 vagas destinadas a 17 órgãos da administração estadual que possuem relação com o setor. 

“A ideia é que a gente possa formar, nesse primeiro momento, um conjunto de servidores públicos na temática de petróleo e gás. Eles vão aprender sobre o mercado e todo esse potencial que descortinou aqui para Sergipe. Para isso, nós discutimos uma trilha que vai pegar não só uma parte introdutória do que seja a questão do petróleo e gás. Do ponto de vista químico; da sua estrutura; do aspecto laboratorial e de como se mede os constituintes de um gás; do ponto de vista fiscal e ligado à parte tributária; a parte regulatória, que diz respeito aos marcos legais. E veremos quais são as oportunidades em cima dessa parte regulatória que o mercado pode ser fomentado, isto é, ampliar o número de empresas também a partir desse conhecimento”, destaca o diretor de Relações Institucionais da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão.  

O esqueleto conceitual do curso, com a divisão de módulos e temas, foi desenvolvido pela Sedetec, mas utilizando o conteúdo, os professores e a estrutura física e operacional da Unit, no Campus Farolândia. “Houve um desenho do interesse da Sedetec junto com os conhecimentos e dos nossos professores e do pessoal que trabalha com essa temática aqui na Unit, porque o curso é todo presencial, tem laboratórios, tem oficinas e tem visitas técnicas. Ele está indo além da sala de aula, para que dê ao servidor público não só um conhecimento teórico, mas um forte conhecimento prático”, assegura Wandir. 

Os módulos seguintes da Trilha de Formação terão continuidade a partir de janeiro, com os temas: ‘Gás natural: dos fundamentos à prática’; ‘Riscos e segurança nas atividades de petróleo e gás’; ‘Mercado do gás natural’; ‘Tributação nos negócios do setor de gás natural; e por fim, ‘English For Oil & Gas’. A previsão é de que todos os módulos sejam concluídos até maio de 2025. 

Expertise

A participação da Unit no curso da Sedetec envolve praticamente todo o chamado Ecossistema Tiradentes, que reúne e congrega reúne as estruturas, serviços e profissionais da Unit, do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e do Tiradentes Innovation Center (TIC), oferecendo diversas soluções e oportunidades para empresas e instituições do setor de petróleo, gás e energia. Destacam-se principalmente os laboratórios do ITP, dotados de equipamentos de última geração e que já atuam em parcerias com grandes companhias da área, como a brasileira Petrobras e a portuguesa Galp. 

Além disso, haverá a participação de professores e pesquisadores dos cursos de graduação na área de Engenharia e dos programas de pós-graduação em Engenharia de Processos (PEP) e em Biotecnologia Industrial (PBI), considerados de excelência nacional e internacional, através da nota 6 atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Profissionais com larga experiência de atuação no mercado de gás e energia também vão participar do curso como professores e facilitadores. 

Com a criação da Trilha de Formação em Petróleo e Gás, o Ecossistema Tiradentes contribui para o desenvolvimento do setor em Sergipe, que vive uma grande expectativa de retomada e crescimento da produção. Um dos motivos está no programa Sergipe Águas Profundas, que prevê o fornecimento de até 240 mil barris de petróleo por dia e mais 20 milhões de metros cúbicos de gás natural. Para isso, estão programados investimentos de US$ 5 bilhões na exploração em águas ultraprofundas da costa sergipana. 

“Quando o Governo apontou essa política pública como prioritária, nós nos aproximamos, construímos eventos comuns e estamos construindo uma base de conhecimento comum com o Estado de Sergipe. Internamente, a gente também fez o nosso dever de casa, que foi construir o Ecossistema Tiradentes a partir do que temos de melhor em formação de pessoas, em pesquisas científico-tecnológicas e em inovação”, cita Wandir, acrescentando que a nova configuração foi apresentada a representantes do governo estadual e a mais de 60 empresários do setor durante o Welcome Drink do Sergipe Oil & Gas, em 23 de julho, no Campus Farolândia. 

Leia mais: 
Grupo de trabalho vai estudar criação de curso na área de gás natural
3º Sergipe Oil & Gas é aberto com evento de boas-vindas na Unit 
Unit e ITP aprofundam pesquisas na área de gás e energias renováveis

Compartilhe: