V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit EAD: dicas de comportamentos vencedores para ser mais produtivo

Ter uma rotina de estudos e organização são algumas das características primordiais para obter sucesso nos estudos EAD

às 22h11
Ana Cláudia Mota dá dicas de como manter o foco nos estudos EAD
Ana Cláudia Mota dá dicas de como manter o foco nos estudos EAD
Compartilhe:

Começar um curso a distância (EAD) pode ser complicado no início, principalmente porque, na maioria das vezes, é difícil desenvolver o hábito de estudar por conta própria. Dessa forma, é preciso estabelecer uma rotina e criar um bom cronograma de estudos para obter ótimos resultados.

Para a professora da Universidade Tiradentes (Unit), Ana Cláudia Mota, propósito e organização são fundamentais para se manter o foco nos estudos, inclusive para evitar o acúmulo de conteúdo. “O estudante que estuda no turno da manhã, necessita de um momento para se dedicar à consolidação e aprofundamento dos saberes e competências que foram mobilizados naquele dia. A duração para isso é individual. O que não pode acontecer é acumular conteúdo. Isso, sim, é muito prejudicial”, aconselha.

É fundamental saber que mesmo de forma remota, os alunos devem se comprometer com um horário de estudo e podem reservar dias e turnos específicos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas úteis para ajudar a montar esse cronograma. Confira!

Conheça seu perfil de aprendizagem

Antes de qualquer coisa é importante conhecer seu perfil de aprendizagem, pois não adianta se esforçar se os estudos não rendem bons resultados, talvez o problema não esteja em você, e sim nos métodos que está utilizando.

Se você ainda não sabe qual é o seu perfil, esse é o momento de descobrir e usá-lo ao seu favor! Alguns exemplos são:

  • visuais — que absorvem melhor o conhecimento visualizando mentalmente a imagem da página de um livro, por exemplo;
  • auditivos — cujo aprendizado é mais apurado quando ouvem a matéria ou a repetem para si mesmos;
  • sinestésicos — que aprendem melhor quando podem ver a teoria aplicada à prática, que é o caso do ensino Híbrido da Unit EAD, onde permite mesclar as aulas entre presenciais e remotas. 

Ao descobrir qual é o perfil que melhor se adapta a você, é possível adotar um método de estudo que será muito mais eficaz do que os outros. Essa é uma forma de otimizar o aprendizado e finalmente alcançar bons resultados.

Estabeleça metas e objetivos

Após identificar qual o perfil de aprendizagem, é necessário estabelecer metas e desafios, pois são estratégias que ajudam a entender quais são as prioridades e o que deve ser feito para alcançá-las. Atualmente, existem várias ferramentas online que ajudam a elaborar o seu cronograma de estudos. Uma delas é o Google Calendar, que funciona basicamente como uma agenda virtual.

Além de ser muito útil para estabelecer suas tarefas diárias, você também pode separar quais matérias devem ser estudadas a cada dia e definir metas a serem alcançadas ao longo dos seus estudos, anotando-as nesse calendário.

Defina seus horários 

Assim como no ensino presencial, os estudantes precisam separar um tempo em sua agenda para assistir as aulas e fazer as atividades. Afinal, é preciso criar uma rotina e evitar a ideia de deixar para a última hora a realização das tarefas.

Organize o espaço de estudos

Estudar em casa pode significar improviso e adaptação, afinal, nem todo mundo tem um espaço específico para os estudos. Mesmo assim, é preciso observar alguns aspectos para que se consiga manter a concentração. Uma das dicas mais importantes é manter o ambiente sempre limpo, organizado e determinar um local fixo.

Descarte a ideia de estudar em frente à televisão ou no meio de bagunças de embalagens de comida e livros. Esses são elementos que podem tirar a concentração e, consequentemente, diminuir seu rendimento.

Evite distrações

É fato que no EAD, a tecnologia tem sido a maior aliada dos estudantes. No entanto, é preciso dosar a utilização dela em aplicativos de mensagens e redes sociais para evitar distrações. Colocar o celular em ‘modo avião’ é ainda mais eficiente do que deixá-lo no silencioso durante o período de estudos. Após cumprir todas as tarefas, basta retirar o ‘modo avião’ para retomar o acesso às mensagens, aplicativos e ligações.

Avalie sempre o seu desempenho

É necessário fazer exercícios e revisões para descobrir se os estudos estão rendendo bons resultados. Uma dica é dividir as disciplinas de acordo com seu desempenho em cada uma delas, usando marcadores de página de cores diferentes em cada matéria. Por exemplo, vermelho para “ruim”, amarelo para “regular”, azul para “bom” e verde para “muito bom”.

Crie um grupo de estudos a distância

O ensino EAD não precisa ser tão solitário. Entrar em contato com alunos que fazem o mesmo curso que você pode ser uma ótima estratégia para trocar ideias, fazer amizades e enriquecer o networking. Isso vai tornar seu curso ainda mais agradável! Fóruns, redes sociais e chats são excelentes opções que toda boa instituição de EAD deve ter.

É possível fazer isso por e-mail ou por um grupo de WhatsApp, usado para compartilhar links úteis, referências bibliográficas, tirar dúvidas entre si e estabelecer uma rede de apoio, afinal, sempre tem alguém melhor nessa ou naquela matéria.

 

E aí? Gostou das nossas dicas? Então acompanhe o nosso portal e saiba como aproveitar ao máximo as vantagens que a Unit EAD tem a oferecer. Acesse: www.unit.br/ead.

 

Leia mais:

Como se planejar para ingressar em curso EAD

Compartilhe: