ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit está no ranking dos cientistas mais influentes do BRICS

Entre os pesquisadores ranqueados está o professor da Unit, doutor Estélio Dantas, ocupando a 936ª colocação e 1º em sua área.

às 18h37
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) está entre as 1.000 melhores instituições no ranking dos cientistas mais influentes dos BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para apoio técnico, acadêmico, científico e cultural. Entre os pesquisadores ranqueados está o professor da Unit doutor Estélio Henrique Martin Dantas, ocupando a 936ª colocação e 1º na área de Educação Física, com especialização em treinamento esportivo.

Também representam a Unit os professores doutores Juliana Cordeiro Cardoso, na área de biomateriais; Cristiane Magalhães Porto, na área de cibercultura, cultura científica, internet, divulgação de ciência, educação e comunicação, e Marcelo da Costa Mendonça, na área de fungos entomopatogênicos, controles biológicos, bioinseticida, biotecnologia e empreendedorismo científico.

Segundo o professor doutor Estélio Dantas, o mundo da ciência internacional é competitivo e o objetivo de cada pesquisador é ter destaque em sua área. “O pesquisador é reconhecido pelo seu índice de impacto, que representa quantas vezes os seus artigos são citados e a qualidade das revistas que os citam. Como estou nessa vida há muito tempo, jogo com as regras estabelecidas e, por conta disso, consegui um índice H (índice de impacto) de 47”, explicou.

A professora doutora Margareth Zanardo Gomes, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiente (PSA), explica como é feita a classificação. “A metodologia leva em conta os índices de citação e impacto em trabalhos científicos nos últimos cinco anos, período em que o professor vem desenvolvendo as orientações de dissertações e teses no PSA. Sendo assim, é uma grande satisfação que o professor tenha seu trabalho reconhecido e que nossos alunos possam compartilhar sua experiência”, disse.

Há mais de 40 anos, Estélio Dantas se dedica à pesquisa científica. Chegar a esse patamar de reconhecimento internacional é o resultado de desvelo ao trabalho. “Um pesquisador é uma pessoa que procura mais o reconhecimento do que o ganho financeiro. Faço ciência desde que entrei na vida acadêmica, porque sempre fui fascinado pela pesquisa. Sou professor titular aposentado de uma universidade pública, mas minha inquietação e paixão pelo conhecimento me motivam a continuar a produzir, a inspirar as novas gerações e a tentar resolver os problemas ainda sem solução”, declarou.

Ao longo desse tempo, ele já publicou 560 artigos, 33 livros, 71 capítulos e registrou seis patentes. Dentre os trabalhos realizados pelo pesquisador, está o efeito do exercício físico sobre a saúde e a performance humanas. “Quase todos os meus trabalhos são voltados para resolver as dificuldades mais comuns que os profissionais enfrentam no dia a dia, buscando fazer isso sem a utilização de equipamentos caros e sofisticados, porém sem perder o rigor científico. Faço uma ciência muito prática e de aplicação imediata. Isso faz com que minhas produções sejam muito consumidas”, disse Dantas.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unit, professor doutor Diego Menezes, enfatiza a qualidade da produção científica. “A Universidade Tiradentes é uma das instituições privadas com maiores índices de produção científica e tecnológica do Brasil. As pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos da Unit são vocacionadas para o atendimento de demandas reais, e trazem relevantes impactos sociais. Através de projetos em rede com diversas instituições nacionais e internacionais — fato este que tem ampliado a mobilidade dos nossos pesquisadores e, consequentemente, ampliado os horizontes formativos para os nossos alunos —, as pesquisas desenvolvidas na Universidade Tiradentes estão em sintonia com os avanços científicos contemporâneos e alinhadas às demandas de uma formação acadêmica adequada ao século XXI”, complementa doutor Diego Menezes.

Labimh

Para Estélio Dantas, a razão para ter tantas produções e impacto é a cooperação. Há 25 anos ele coordena o Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (Labimh), que atualmente possui 67 pesquisadores, 37 com doutorado e 30 estudantes (graduação e mestrado).

“O Labimh é estruturado com base nos estudantes de graduação, de pós-graduação e egressos. Ele é voltado basicamente para a produção científica, e responsável pela minha significativa produção científica. Graças aos 7 pós-doutores, 57 doutores e 139 mestres que formei ao longo de minha vida, o Labimh tem uma massa crítica competente e qualificada”, destacou o professor doutor Estélio.

Segundo ele, a Unit tem uma parcela na sua jornada de reconhecimento, além de ser uma instituição que promove um ambiente propício para o desenvolvimento da ciência. “Tenho me dedicado a isso desde que cheguei aqui. Fui acolhido com hospitalidade e apreço pela Unit. A instituição tem aspectos fantásticos de empenho na busca pela qualidade e seriedade acadêmica. Justamente o ‘ecossistema’ de que um cientista precisa para prosperar e crescer. Trouxe diversos pesquisadores internacionais de ponta para conhecer a universidade, por diversas vezes, e sempre me apresento como Unit, com muito orgulho, em todas minhas participações internacionais”, concluiu.

Para a Margareth Zanardo, o reconhecimento é muito importante para a consolidação do programa. “Esse resultado atesta a excelência do corpo docente e advoga em favor da capacidade do Programa em formar recursos humanos altamente qualificados e atuantes em pesquisas de relevância”, complementa.

BRICS

Além do professor Estélio Dantas, outros professores da Unit se destacaram em três áreas do conhecimento: Biomateriais, representada pela professora doutora Juliana Cordeiro; Cibercultura, Educação e Comunicação, representada pela professora doutora Cristiane Magalhães Porto e área de Biotecnologia, Controle Biológico e Bioinseticida, representada pelo professor doutor Marcelo Mendonça. Todos estes docentes citados são docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e da Graduação da Universidade.

“Esta presença da Unit no ‘World Scientist and University Rankings 2021’ reforça a nossa missão de ‘Inspirar as pessoas a ampliar horizontes por meio do ensino, pesquisa e extensão, com ética e compromisso com o desenvolvimento social’ e representa alguns dos nossos valores como ‘cooperação, inovação e valorização do ser humano’”, pontua doutor Diego Menezes.

 

Leia também:

LABIMH lança livro em comemoração aos seus 25 anos

 

*Matéria atualizada em 04/10/2021, às 17h

Compartilhe: