ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit Estância realiza dia de doação de sangue

A ação de doação de sangue aconteceu no campus Unit Estância e envolveu alunos e colaboradores

às 16h19
Compartilhe:

Em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), o Hospital Regional Amparo de Maria e a Prefeitura de Estância, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou na última quinta-feira, 23, uma campanha de doação de sangue no campus Estância.

Mais de 130 doadores foram ao campus para participar da ação com o objetivo de suprir a necessidade de estoque de sangue que, com a pandemia de covid-19, sofreu baixa. A partir dessa mobilização, a Unit e o Hemose pretendem envolver outros órgãos para aumentar o número de doadores de sangue permanentes.

De acordo com dados do Hemose, o estoque de sangue atingiu menos de 50%. Atualmente, a média é de 50 a 70 doações diárias. No entanto, para manter um número aceitável de bolsas de sangue em estoque, são necessárias de 120 a 150 doações por dia.

A diretora do campus Unit Estância, Adriana Rocha Fontes, disse que a ação motivou alunos e colaboradores. “A ação incentivou a solidariedade através da doação de sangue. A meta instituída do Hemose foi de 130 doadores e a atingimos com sucesso! Nossos colaboradores doaram pela primeira vez e ficaram muito emocionados em participar. O Hemose já solicitou nova parceria com a instituição pelo êxito alcançado e a previsão é de que ainda neste semestre façamos outra ação”, disse.

A participação dos alunos também foi percebida. “Motivamos também a participação e engajamento dos nossos estudantes de Medicina e Enfermagem, que acompanharam e ajudaram a equipe do Hemose durante todo o dia”, concluiu a diretora.

 

Seja doador

Uma única doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas. Esse é um ato de solidariedade no qual doa-se uma pequena quantidade de seu sangue para ajudar outras pessoas que possuem doenças crônicas graves, como talassemia ou anemia falciforme, ou são submetidas a tratamentos médicos ou cirurgias de grande porte.

Quem deseja ser doador de sangue deve ficar atento a alguns critérios. A pessoa deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. No dia da doação, é só comparecer ao hemocentro bem alimentado, portando documento original com foto.

 

Leia também: Projeto Primeiros Socorros na Escola chama a atenção para acidentes

Compartilhe: