ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit inaugura Shopping Grátis

Iniciativa é pioneira entre universidades brasileiras

às 19h27
A Universidade Tiradentes inaugurou o Shopping Grátis nesta quinta-feira, 10 de março. O evento reuniu alunos, professores, colaboradores, gestores da instituição, profissionais da imprensa e autoridades no Campus Aracaju Farolândia. No novo espaço da Unit, a comunidade acadêmica pode doar produtos que não utiliza mais ou retirar outros que sejam do seu interesse, de forma solidária, sem o uso de dinheiro.
O professor Uchôa e Albano Franco inauguram  o Shopping Grátis
O professor Uchôa e Albano Franco inauguram o Shopping Grátis
O público demonstra interesse pelas peças doadas
O padre Anderson Pina abençoa o local
Luciana Rodriguez concede entrevista
Equipe do Shopping Grátis
Stephanie: "É uma inovação"
Estudantes observam livros, CDs e DVDs
Artigos esportivos também estão à disposição
Roupas atraem olhares curiosos
Professor Uchôa e Anderson Nascimento concedem entrevista
Variedade de artigos já é grande no primeiro dia
CDs e DVDs
Luciana Rodriguez e o coordenador de Extensão, prof. Geraldo Calasans
Discurso de Anderson Nascimento
Alunos de Moda e outros cursos visitam Shopping Grátis
Professor Uchôa fala para a comunidade acadêmica
Compartilhe:

Podem ser doados roupas e acessórios, sapatos, livros, brinquedos, CDs e DVDs, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e utensílios. Segundo o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, o objetivo não é criar um espaço de troca de produtos, mas, sim,incentivar a cultura do desapego e evitar o desperdício que prejudica o meio ambiente.

“Essa é uma iniciativa que nós esperamos que seja entendida por nossa comunidade acadêmica, no sentido de que tragam de casa aquilo que não lhe serve mais, porém, ainda está em bom estado de conservação e pode servir a outras pessoas. Ao mesmo tempo, também é possível encontrar algo que é importante para si e levar”, explica o professor Uchôa.

“Aplaudimos a iniciativa e nos engajamos junto a Unit, pois este projeto trará benefícios para a sociedade sergipana, principalmente para aqueles que mais necessitam da nossa solidariedade. E solidariedade não é comungar todos os dias, é praticar o bem, o benefício para o próximo. Tenho certeza de que o Shopping Grátis será um sucesso porque é isso que se chama compromisso social”, elogia o empresário Albano Franco, diretor-presidente da TV Sergipe.

A novidade agradou a estudantes como Stephanie Carvalho Freitas, do terceiro período do curso de Moda. “É uma inovação. Quem imaginaria um shopping com tudo de graça, dentro de uma universidade? Aqui tem muitas coisas que gosto muito, de roupas a antiguidades, passando pelos livros. Gostei muito e inclusive tenho uma bolsa em casa, com muitas roupas que não uso e vou doar”, comenta.

Sustentabilidade

Iniciativa pioneira entre as universidades brasileiras, o Shopping Grátis foi idealizado pelo reitor Jouberto Uchôa, com base em um projeto da comunidade da ilha de Nantucket, nos EUA, que recicla 90% de tudo o que produz e dispõe de um espaço para doações e retiradas de produtos de segunda mão.

“A proposta tem uma pegada ecológica, que é você dar um tempo de vida útil maior aos produtos que seriam jogados fora. Assim, é possível reduzir a quantidade de resíduos”, explica a coordenadora do programa Conduta Consciente da Unit, professora Luciana Rodriguez.

O presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento, vislumbra no Shopping Grátis um espaço de disseminação da literatura, sobretudo sergipana. “Acredito que isso reduzirá o descarte de livros que muitas vezes vão para o lixo ou são transformados em papel picado. O livro ainda é a mídia mais importante que a sociedade humana conheceu. É insubstituível. Além disso, é importante que a juventude tenha acesso às obras de escritores sergipanos do passado. Este é, portanto, mais um trabalho social de grande projeção desenvolvido pela Universidade Tiradentes”, elogia.

O Shopping Grátis da Unit funciona no Campus Aracaju Farolândia da Unit, ao lado da Gráfica Gutemberg, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h30.

Compartilhe: