ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit inova metodologia de aplicação de prova online

Agora, alunos da Unit podem agendar prova online para realizá-la usando o chromebook. A ideia é ampliar a experiência para a Unit Educação a Distância

às 18h10
Professora acredita que metodologia diminuiu alunos faltosos
Professora acredita que metodologia diminuiu alunos faltosos
Alunos podem agendar quando preferem fazer prova de disciplina online
A coordenadora de disciplinas online Katiane Teles
O diretor do DTI Exson Machado Souza ao lado de parte de sua equipe
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes, por meio da Superintendência Acadêmica (Supac), do Departamento de Tecnologia e Informática (DTI), da Diretoria de Inteligência Competitiva (DIC) e da Diretoria de Graduação (DG), apresenta inovação na metodologia de aplicação das provas online. Agora, os acadêmicos podem agendar o dia da avaliação pelo Magister e realizá-la usando o chromebook. Em média, 14 mil alunos estão vivenciando essa experiência nos campi do Grupo Tiradentes em Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

O agendamento inicial começou no último dia 2 e segue até o dia 6 de novembro; as provas podem ser aplicadas de segunda a sábado, com vários períodos e horários para escolha. Com a novidade, o aluno consegue se organizar melhor, escolhendo o dia e o horário que mais se adequam à sua rotina. Para a estudante do 7º período de Odontologia Caline Rodrigues, o novo método é mais rápido e facilita a vida do acadêmico. “Além de ser mais rápido, podemos escolher o dia e o horário que temos disponível. Isso é maravilhoso”, comemora.

De acordo com o diretor do DTI Exson Machado Souza, a ideia é incluir esse novo método nos cursos da educação a distância da instituição. “A tendência é manter e expandir a metodologia. Por isso que estamos validando e evoluindo cada vez mais o processo, por querermos alcançar, ainda, todas as provas do ensino a distância”, afirma.

Modernidade

A coordenadora de disciplinas online Katiane Teles explica que a Universidade oferece disciplinas semipresenciais há 15 anos. “Já essa possibilidade de mudar o tipo de aplicação de avaliações veio em um momento oportuno, pois vai otimizar a utilização dos chromebooks adquiridos pela instituição e reforçar a parceria com o Google for Education”, acredita.

Para Cássia Regina, professora da disciplina online Criatividade e Inovação, mesmo no primeiro dia de aplicação da prova, a diminuição expressiva de faltas já é perceptível.  “O fato de poder agendar faz com que os alunos se comprometam mais”, revela.

Chromebook: o caderno do futuro

No último semestre, a instituição aplicou uma prova-conceito em uma disciplina com 250 alunos com o objetivo de avaliar a experiência de todos fazendo uso do chromebook, um novo tipo de notebook, mais portátil, leve e que trabalha com armazenamento de arquivos em nuvens, portanto é mais adequado para a realização de trabalhos e pesquisas. Hoje, essa tecnologia ainda é pouco utilizada no Brasil. No Nordeste, a Unit será pioneira.

Diante dos excelentes resultados, houve o avanço para o agendamento das disciplinas online.

Entenda

O Google escolheu nove cases em diversas áreas e o Grupo Tiradentes foi selecionado como o único na área de educação e do Nordeste a estar no site mundial “Juntos dá para fazer mais”.

Toda sala de aula virtual é acessada com os chromebooks, equipamentos que têm carga que duram 11 horas, em ambientes que utilizam metodologias ativas para a aprendizagem. “Com isso, vamos colhendo reconhecimento do próprio Google como o maior projeto de Google for Education, com chromebook, do Brasil em educação. O Grupo Tiradentes foi um dos escolhidos”, comemora o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, Domingos Sávio Machado.

Compartilhe: