ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit investe mais de 1,4 milhão de reais em reforma no Hospital Cirurgia

Investimento inclui reforma ambulatório geral da casa de saúde, com 21 consultórios de atendimentos. Até 2020, deverá entregar novos leitos da UTI Geral

às 01h34
Compartilhe:

Por Raquel Passos

A população sergipana passa a ter acesso a um serviço mais humanizado e acolhedor no ambulatório geral do Hospital de Cirurgia. Isso graças ao importante investimento de um milhão e quatrocentos e setenta reais destinado a reformas estruturantes do ambulatório geral. Até 2020, a instituição de ensino superior continuará investindo em obras na UTI da casa de saúde.

A reinauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30, após oito meses de obra, e agora o local passa a oferecer mais conforto e modernidade aos pacientes que buscam atendimento médico. Toda área de hidráulica e elétrica, climatização nos 21 consultórios e sala própria para pequenos procedimentos, além dos reparos da hidráulica e elétrica, instalação de pisos, esquadrias, pintura e fachada.

De acordo com a interventora judicial do Hospital Cirurgia, até início do ano que vem, a Unit ainda vai entregar 20 novos leitos da UTI Geral, como também a Unidade de Internamento e a Clínica Médica e Cardiologia. “A população só tem a ganhar! Essa parceria com a Unit trouxe para nós um recurso de 2 milhões e 600 mil reais. A Unit não entrega somente esse ambulatório hoje, mas está trabalhando em mais duas áreas desse hospital – que é UTI Geral, unidade de internamento e Clínica Médica e Cardiologia que deve entregar em setembro. No final do ano, provavelmente, até janeiro, deverá entregar 20 novos leitos de UTI Geral”, afirmou.

Segundo ela, o hospital passa a atender clientela de média complexidade nas áreas que os preceptores dos cursos da Saúde da Unit atuam. Além do elenco de exames realizados pelo hospital, a parceria com a Unit fortalece o serviço de cardiologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia vascular e possibilita o hospital a ofertar consultas que antes não existiam, como endocrinologia e reumatologia.

A preocupação do reitor da Unit, Jouberto Uchôa, é de o Cirurgia continuar sendo referência no Estado na área da Saúde. “Conheço o Cirurgia desde quando meu primeiro filho nasceu aqui quando funcionava a maternidade Francino Melo. Mas o hospital chegou a um ponto de decadência que nos preocupou. Através do convênio que a Unit já tem com o Cirurgia, nós participamos da restauração de seus três prédios, e ainda vamos recuperar outro prédio e a UTI. Tudo que a Unit puder investir para que o Cirurgia continue sendo uma referência também em qualidade, estaremos de mãos dadas com a direção do hospital”, contou.

Para o diretor de ensino do Hospital de Cirurgia, professor Alex Vianey, essa reforma contribui ainda para a ampliação do campo de estágio. “A presença da academia na Saúde significa melhora na qualidade de assistência e atendimento, na formação dos futuros médicos. No hospital de Cirurgia desenvolvemos atividades clínica médica e cirurgia geral onde os alunos têm contato direto com os pacientes de ambulatórios”, informou Vianey que também é coordenador do internato da Unit.

Saúde de Sergipe

A preocupação da Unit com a qualidade da Saúde do Estado tem sido destaque neste ano. Para se ter ideia, ainda em agosto, a Unit assinou protocolo de intenções com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – para construção e implantação de base descentralizada do Samu no campus Farolândia.

Já viabilizou o funcionamento de duas Unidades Básicas de Saúde, com aquisição de equipamentos e suporte de Recursos Humanos, em Aracaju, que foi a primeira UBS do bairro 17 de Março. E em Estância, atuou na ampliação da UBS no bairro Cidade Nova.

Compartilhe: