O evento “La evolución digital de la formación basada en proyectos”, organizado pela Edutic, se destaca como uma plataforma para a troca de conhecimentos e experiências entre educadores de diversas partes do mundo. Edutic é uma organização latino-americana que se dedica a promover o uso de tecnologias digitais na educação, buscando soluções inovadoras para melhorar o ensino e a aprendizagem.
A gerente acadêmica de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit), Karen Sasaki, representou a instituição como painelista, compartilhando experiências e boas práticas na área de metodologias ativas e projetos. Com vasta experiência na área de EAD, Karen abordou a utilização da metodologia de projetos na Unit, destacando sua relevância para o engajamento dos alunos e a formação de profissionais críticos e reflexivos.
“A participação neste evento foi uma experiência extremamente enriquecedora. Tive a oportunidade de conhecer profissionais de diferentes instituições que, como nós, buscam aprimorar a qualidade da educação a distância através de metodologias inovadoras. Foi muito interessante perceber que, apesar das diferenças regionais, os desafios que enfrentamos na educação são muito semelhantes, o que abre portas para a colaboração e o intercâmbio de boas práticas entre os países da América Latina”, ressalta.
Engajamento e formação integral
Durante o evento, que contou com a participação de professores de países como Panamá, Costa Rica, Argentina e Chile, as discussões foram voltadas para os desafios comuns enfrentados no ensino atual. “Os professores desses locais compartilhavam preocupações semelhantes às nossas em Aracaju, como engajar os alunos e criar planos de ensino-aprendizagem que realmente façam sentido para eles”, destacou Karen.
Na Universidade Tiradentes, a metodologia de projetos é utilizada em diversos cursos de EAD, desde a graduação até a pós-graduação. Essa abordagem coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, incentivando-o a pesquisar, analisar, solucionar problemas e trabalhar em equipe.
“Fui convidada pela Dream Shaper para falar sobre metodologia de projetos. A metodologia de projetos contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como a comunicação, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e o pensamento crítico. Além disso, essa metodologia permite que os alunos se conectem com causas significativas e desenvolvam um senso de responsabilidade social”, elenca
A participação da Universidade Tiradentes no evento da Edutic reforça o compromisso da instituição com a educação de qualidade e a busca por inovações na área de ensino a distância. A Unit acredita que a educação deve ser acessível a todos, e que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para promover o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. “Isso demonstra a possibilidade de colaboração e transformação na educação, alinhada aos princípios contemporâneos de criação e construção colaborativa”, finaliza Karen.
Leia também: Hoper Educação 2024 destaca modelos de educação híbrida