ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit participa da Bett Brasil para debater práticas docentes mediadas por tecnologias

Durante o evento, a gerente acadêmica do EAD, enfatizou a importância de uma abordagem metodológica sólida como base para o uso eficaz da tecnologia no ensino

às 20h19
Karen Sasaki-Gerente acadêmica do EAD da Unit no Bett Brasil
Karen Sasaki-Gerente acadêmica do EAD da Unit no Bett Brasil
Compartilhe:

Aconteceu nos dias 23 a 26 de abril mais uma edição da Bett Brasil, um dos eventos mais tradicionais e significativos no cenário da educação. Este ano, a Universidade Tiradentes (Unit) marcou presença através da Gerente acadêmica de Educação a Distância (EAD), Karen Sasaki, que participou como palestrante do Fórum Ahead de Ensino Superior, compartilhando experiências sobre “Práticas Docentes mediadas por Tecnologias”.

A Bett Brasil é reconhecida como o maior evento de inovação e tecnologia para a área de educação na América Latina, atraindo especialistas, professores e gestores educacionais de todo o país. Este ano, Karen Sasaki representou a Unit em um painel do Fórum Ahead dedicado ao ensino superior, onde discutiu sobre estratégias pedagógicas aliadas às tecnologias, destacando iniciativas adotadas pela universidade.

“Dentro da Bett, existem diversos fóruns, sendo o Ahead voltado para o ensino superior, onde discuti sobre práticas pedagógicas mediadas por tecnologias, especialmente no âmbito universitário. Aqui na Unit, temos diversas iniciativas de uso de tecnologia em sala de aula, tanto em cursos de graduação à distância quanto em cursos de graduação híbridos, tanto no formato presencial quanto no formato EAD. Na ocasião, compartilhei um pouco sobre essas narrativas e histórias que temos aqui dentro da universidade”, explica Karen.

Tecnologia como ferramenta

Durante o evento, Sasaki enfatizou a importância de uma abordagem metodológica sólida como base para o uso eficaz da tecnologia no ensino. No entanto, ela enfatizou que a metodologia é primordial, pois a tecnologia só é eficaz quando utilizada de forma adequada, alinhada com os objetivos de aprendizagem e o perfil dos alunos.

“Sem dúvida, a tecnologia auxilia, apoia e impulsiona o processo de aprendizagem, fortalecendo o papel do professor em sala de aula e ajudando-o em diferentes circunstâncias. Muitas vezes, acredita-se que a tecnologia pode resolver problemas, mas ela só é eficaz se o professor conseguir elaborar uma boa estratégia pedagógica, compatível com o perfil do aluno e com o curso, e utilizar a tecnologia adequada para a aula que será ministrada. Muitas pessoas acreditam que a tecnologia é a solução definitiva, mas não é bem assim. Primeiro vem a metodologia e, depois, a tecnologia”, pontua.

Dessa forma, ela reforça que independentemente da formação acadêmica do professor ou de sua excelente titulação, tão importante quanto o reconhecimento acadêmico é a experiência profissional e o domínio da dimensão pedagógica, das estratégias metodológicas. “Se ele domina a metodologia, possui habilidades para escolher e aplicar recursos tecnológicos, aproveitando melhor a dimensão tecnológica em prol da aprendizagem do aluno”, complementa Karen.

Unit como referência 

A Unit, segundo Karen, é um exemplo de instituição que investe em inovação e estimula o uso da tecnologia por seus professores. “Temos várias opções, como por exemplo, o Google for Education, que oferece uma ampla gama de possibilidades, desde compartilhamento até criação de conteúdo, além de catálogos para curadoria e plataformas de gestão de aprendizagem. A Unit é um caso exemplar, não apenas regional ou nacional, mas, sem dúvida, global. É uma universidade que tem a inovação como vocação e estimula constantemente seus professores. Eles têm acesso às melhores e mais recentes tecnologias para apoiar suas práticas de ensino”, afirma.

Além disso, o uso da tecnologia na Universidade Tiradentes tem impactado positivamente a aprendizagem dos alunos. “Os professores da Unit têm acesso a essas tecnologias e podem melhorar o processo de ensino de seus alunos, seja no ensino presencial, a distância, na graduação ou na pós-graduação. O amplo conjunto de recursos disponibilizados pela instituição, juntamente com as diversas opções gratuitas disponíveis na internet, são elementos que devem fazer parte cada vez mais da sala de aula e da rotina dos professores, com o objetivo principal de desenvolver e aprimorar a aprendizagem de nossos alunos”, finaliza.

Leia também: Palestra divulga o 2º Desafio Liga Jovem para estudantes da Unit

Compartilhe: