V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit participa da SIPAT do Hospital Primavera

SIPAT será realizada até o dia 1ª de dezembro no Hospital Primavera, com temáticas sobre segurança no trabalho, reeducação alimentar e dicas de atividades físicas.

às 14h36
Compartilhe:

Em parceria com alunos e professores da graduação de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit),  o Hospital Primavera realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento, iniciado neste dia 29, segue até o dia 1ª de dezembro, com ações voltadas para atendimentos e orientações sobre hábitos saudáveis. O objetivo é conscientizar os colaboradores sobre as boas práticas e proteção à saúde do profissional no ambiente de trabalho.

O técnico de Segurança do Trabalho do Hospital Primavera, Vinicius Santana Cardoso, explica que a Sipat é uma ação desenvolvida para a conscientização dos colaboradores acerca dos cuidados com o ambiente comum, e a saúde individual e coletiva. “A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é uma ação desenvolvida para conscientizar os colaboradores sobre a importância da saúde individual e coletiva. Trazemos estudantes sob a supervisão dos preceptores para fazer esse trabalho de aferir pressão, orientação de saúde e fazer alguns exercícios que eles podem fazer durante o trabalho para garantir que o corpo aguente”, ressalta.

Segundo a preceptora do curso de Enfermagem, professora Amanda Sobral, as ações realizadas reuniu seis alunos que estão participando do Estágio Supervisionado na Àrea Hospitalar. “Os alunos estão aqui com o propósito de realizar verificação da pressão arterial dos colaboradores do Hospital Primavera, com o objetivo de identificar possíveis alterações e assim orientá-los para uma checagem mais aprofundada. Ações como essa garantem a segurança e a saúde de profissionais que mesmo trabalhando em hospitais acabam esquecendo de cuidar da própria saúde”, explica. 

“Eu estou achando bem interessante participar da Sipat. Já aferi a pressão arterial de colaboradoras, uma inclusive apresentou um quadro alterado e já orientamos quais medidas tomar. É uma experiência muito interessante e produtiva, e principalmente, levar educação e saúde para as pessoas”, comenta o aluno do curso de Enfermagem, Fernando Christian de Oliveira Rezende.

A preceptora do curso de Fisioterapia, Bianca Carvalho, diz que a SIPAT é uma oportunidade única para o treinamento dos alunos. “É essencial fazer esse trabalho com os funcionários para poder falar sobre a importância da ergonomia, a importância do exercício físico e a prevenção de doenças, principalmente relacionadas ao trabalho. Nós profissionais da saúde sabemos que o número de doenças relacionadas ao trabalho tem crescido cada vez mais, e é da nossa responsabilidade levar informação e orientação para as pessoas. Por isso é fundamental que os alunos participem de ações como essa”, ressalta.

Essa foi a primeira vez que a aluna do curso de Fisioterapia, Ayslanny Machado, participou de uma ação como a Sipat. Para ela, essa experiência é importante pois é na prática que ela pode aprimorar seus conhecimentos.  “Embora já tenha tido aulas de ergonomia na Clínica de Fisioterapia da Unit e no Hospital Décos, há sempre uma diferença na hora de atender o público. Está sendo uma nova e incrível experiência, não só para mim, mas para o meu grupo que veio hoje prestar esse serviço. Tudo que aprendemos durante esse semestre pudemos trazer para o atendimento com os funcionários do Hospital e trazer essa consciência da importância de tirar nem que seja 10 minutinhos no meio do expediente para realizar exercícios que irão beneficiar a saúde”, destaca. 

Parceria Unit e Hospital Primavera

De acordo com o analista de Recursos Humanos do Hospital Primavera, Anderson Silva, a parceria com a Unit é uma ótima oportunidade para a qualificação dos colaboradores. “Essa parceria é muito boa para o Hospital Primavera porque a gente consegue levar para o colaborador, a oportunidade de continuar os estudos, concluir uma graduação ou fazer uma Pós-Graduação por meio dos descontos oferecidos pela Unit”, destaca.

À frente da ação junto à SIPAT da Rede Primavera, o consultor do Núcleo Comercial da Unit, Diego Melo, ressalta a importância da parceria entre as duas instituições. “Essa parceria surgiu com o propósito de firmar parcerias da Unit com grandes empresas, como é a Rede de Hospitais Primavera. Trouxemos para eles um pouco dos benefícios que se têm, para fazer parte da Unit, por ser colaborador da Rede Primavera, apresentando os nossos cursos de Graduação e Pós-Graduação para que possam realizar seus projetos de vida na Unit. E o Hospital abre esse espaço de divulgação dos nossos cursos com esse propósito. Uma parceria de contribuição mútua e que vai gerar bons frutos”, salienta.

 

Leia mais: Laboratório-escola da Unit é referência no Brasil

Compartilhe: