A praça dos Mercados Municipais Albano Franco e Antônio Franco, no Centro de Aracaju, receberá mais uma edição do Dia da Livre Iniciativa no próximo sábado, 28 de setembro. Promovido pela Universidade Tiradentes (Unit), o evento apresenta aos sergipanos, das 8h às 12h, os cursos da instituição por meio de suas ações extensionistas. É uma excelente oportunidade para a comunidade receber atendimento gratuito em diversas áreas.
Nos estandes dos cursos da Unit, o visitante tem acesso a serviços como aferição de pressão arterial; exames de glicemia e colesterol; orientações sexuais, sobre prevenção ao câncer de mama e cuidados bucais; emissão de carteira de identidade; exames de grupo sanguíneo e fator Rh; atendimento fisioterápico; orientações nutricionais, contábeis, jurídicas, psicológicas e a grupos vulneráveis.
“O Dia da Livre Iniciativa integra a comunidade acadêmica da Universidade Tiradentes em uma grande oportunidade de interação com a sociedade. É uma mostra do que a instituição de ensino superior promove em favor da melhoria da qualidade de vida da população”, revela o professor Gilton Kennedy Souza Fraga, pró-reitor adjunto de Assuntos Comunitários e Extensão da Unit.
Idealizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES –, o Dia da Livre Iniciativa e acontece uma vez por ano em todo o Brasil, desde 2005. Em Aracaju, além dos serviços gratuitos, a Unit deve animar a praça dos mercados centrais de Aracaju com atrações culturais.
Carteira de Identidade
Para emissão da primeira via da Carteira de Identidade, o solicitante precisa ter idade até 17 anos e deve comparecer aos estandes da Universidade Tiradentes munido de certidão original de nascimento ou cópia autenticada (se solteiro) e duas fotos 3×4 sem data e com fundo liso. Nos casos de emissão de segunda via da CI, é preciso apresentar original ou cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade antiga; Certidão de Nascimento (caso o solicitante seja solteiro), Casamento (casado) ou de Óbito (viúvo). Se separado judicialmente ou divorciado, a averbação tem que constar na certidão de casamento.
Foto: Marcelo Freitas