V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Unit promove rodas de conversa com estudantes do Americano Batista

Os alunos conhecerão diversos cursos de graduação disponíveis na Unit, entenderão cada uma das áreas e formas de atuação.

às 16h19
Compartilhe:

Nesta terça-feira, 24, a Universidade Tiradentes (Unit) realizou uma roda de conversa com alunos do ensino médico do Colégio Americano Batista sobre as graduações em engenharia e psicologia. O intuito é ajudá-los a entender cada área e como podem atuar dentro delas, contribuindo com a decisão do curso superior que farão. Até o final da semana, outros cursos também serão abordados, entre eles, nutrição, gastronomia, direito e enfermagem. Cerca de 100 alunos serão impactados.

De acordo com a professora Dra. Maria Nogueira Marques, levar um pouco da universidade aos estudantes cria um canal importante, principalmente, para a divulgação da ciência. “Quando trazemos para um aluno que ele vai poder ter acesso à pesquisa, saber o que é trabalhar no desenvolvimento científico e tecnológico, e que isso é importante porque a tecnologia e a inovação são muito cobradas no mercado de trabalho, cria-se um canal muito bom entre a pesquisa, a inovação, a tecnologia e o aluno do ensino médio que está focando em ir para o ensino superior”, afirma.

É muito importante trazer isso para o conhecimento dos alunos de ensino médio porque realmente é uma idade que eles têm que decidir a vida e muitas vezes estão indecisos. Então, aproximar a universidade desses alunos traz para eles o pensando: ‘olha, tem uma chance, uma possibilidade aqui, eu não tinha pensado nisso’”, acrescenta a professora.

Para o coordenador do 9º ano do ensino médio do Americano Batista, Rafael Hora, a parceria com a Unit vai além do ensino acadêmico. “Nós somos uma escola que tem uma preocupação não só com a parte acadêmica, mas também com a construção do cidadão. Por termos essa parceria tão bonita com a Unit, uma universidade super conceituada, juntos possamos levar nosso aluno até a universidade tendo a consciência de que exercemos sobre eles o nosso papel de instrutores quanto ao papel de cidadão de cada deles”,

“O ambiente escolar é costumeiramente afastado da universidade e agora nossa ideia é justamente trazer a universidade para dentro da escola e levar a escola para universidade para que esses laços fiquem cada vez mais estreitos e assim os alunos possam se familiarizar com antecedência com esse ambiente e chegar à universidade com mais tranquilidade, com mais certeza daquilo que eles querem”, complementa Hora.

O estudante Mateus Gabriel Oliveira Lima acha essencial a iniciativa da Unit em levar professores dos cursos para o bate-papo com a turma. “A Unit está fazendo uma coisa muito importante. Os alunos não nascem preparados e precisam de alguém que oriente eles para algum lugar melhor. Assim, os que estão indecisos podem se identificar e descobrir uma opção a mais, ter um suporte e saber que não estão sozinhos, que é só se formar e pronto. Temos um mundo e uma profissão nos esperando”, diz.

A aluna Ana Clara Cardoso Santos concorda. “Essas rodas de conversa estão sendo extremamente essenciais porque a gente vai conhecendo um pouquinho de cada área. Eu estava meio perdida nos últimos meses, mas estou me encontrando. Por isso é muito importante ter esse contato com a universidade para ter um entendimento melhor, conhecer um pouco mais de cada curso e consiga se encontrar. Às vezes, a gente não consegue entender o curso e não consegue se encontrar porque não tem entendimento total de cada área. Tendo esse contato mais próximo é ideal para que a gente tenha uma ideia do que vai fazer depois”, conclui.

 

Leia também: Unit firma parceria com o colégio CCPA

Compartilhe: