A Universidade Tiradentes (Unit) se destaca no XI Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica. A iniciativa realizada pelo Governo do Estado de Sergipe, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) destaca pesquisadores e instituições que contribuem em prol da ciência, tecnologia e inovação em Sergipe.
A egressa do curso de Fisioterapeuta, Mestre e Doutora no Programa de Saúde e Ambiente (PSA), além de atuar como preceptora de Extensão da Unit, Gabrielle Barrozo Novais, ficou em 2º lugar na categoria Jovem Cientista – Pós – Graduação com um estudo sobre lesão da medula espinhal.
“Fiquei sabendo do edital e submeti um artigo científico que foi desenvolvido e publicado durante meu doutorado. Após a divulgação dos resultados, meu trabalho tinha sido escolhido em 2º lugar, na categoria Jovem cientista. Sinto-me honrada com essa premiação. É uma satisfação muito grande, ver uma proposta inovadora, que foi fruto de patente, sendo reconhecida no âmbito científico. Trabalho com lesão da medula espinhal desde a graduação na Iniciação Científica, continuei trabalhando com lesão medular durante o mestrado e doutorando e cada processo, cada vitória, me leva a acreditar que no futuro essa inovação irá alcançar novos espaços e novos resultados promissores para a ciência”, comenta.
A vencedora do 3º lugar da categoria jovem cientista – Iniciação Científica e Tecnológica, Robertta Jussara Rodrigues, conta que ficou sabendo do prêmio por meio do site da Fapitec. Ela submeteu um capítulo de um livro contendo uma revisão de literatura sobre a utilização da nanotecnologia para produção de nanolavircidas, com aplicação para o controle de larvas que estão relacionadas a doenças tropicais negligenciadas. Esse trabalho foi em parceria com as professoras Juliana Cordeiro Cardoso, Gabrielle Barrozo Novais, Patrícia Severino e Claudia Melo.
“Me sinto muito feliz e agradecida pelas oportunidades que surgiram para mim durante o período que estive na Iniciação Científica. Hoje acredito que a placa recebida durante a premiação seja como um souvenir que remete aos dias da minha trajetória na pesquisa, onde cheguei e aonde chegarei como pesquisadora. Por que sabemos que fazer pesquisa no Brasil, não é nada fácil, no entanto é gratificante, receber um prêmio que reafirma para mim a beleza da ciência, e demonstra que podemos ser reconhecidos por nossos trabalhos que não só contribuem conhecimento científico geral, mas também para a ciência produzida em Sergipe, e isso me deixa muito feliz, realizada e me motiva cada vez mais a seguir em frente”, declara.
Homenagem
Durante o evento de premiação, algumas instituições foram homenageadas em função de sua contribuição em prol da ciência, tecnologia e inovação em Sergipe, dentre elas a Universidade Tiradentes (Unit).
Para coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) e pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Margarete Zanardo Gomes, receber o prêmio confere reconhecimento aos trabalhos que mostram grande potencial para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de Sergipe.
“Esse resultado mostra que estamos cumprindo com uma importante missão dos programas de pós-graduação da Unit (Saúde e Ambiente, mas também premiados das áreas de Engenharia de Processos e Biotecnologia Industrial) e da nossa instituição, que é contribuir com a sociedade, promovendo o avanço científico e tecnológico em áreas estratégicas para o estado e a melhoria das condições de vida da população. Além disso, o resultado dá visibilidade aos cursos de mestrado e doutorado da Unit e às pesquisas que são realizadas na instituição”, declara.
Margarete destaca a atuação dos alunos, ressaltando a classificação da mestranda do PSA, Natália Almeida Frota Santos, que obteve o 1º lugar na categoria Jovem Cientista – Pós – Graduação e do doutor em Engenharia de Processos pela Unit e pesquisador no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Denisson Santos, que ficou em 1º lugar na categoria Pesquisador Inovador.
“O resultado dessas conquistas é motivo de orgulho e alegria pois mostra uma sólida formação de nossos alunos e também o empenho e brilhantismo dos docentes pesquisadores. Espero que o reconhecimento e visibilidade da qualidade das pesquisas realizadas no estado possa atrair mais recursos e investimentos, públicos e privados, de modo que possamos avançar cada vez mais. Como membro da equipe de um dos trabalhos premiados, o resultado reforça a satisfação com a carreira e o compromisso com a formação de recursos humanos altamente qualificados”, completa.
O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Ronaldo Linhares, enaltece o excelente resultado dessa premiação. “Premiar é sempre a validação de um de um êxito. E nesse caso premiar alunos na medida em que eles conseguem desenvolver uma pesquisa, um trabalho, um plano de ação ou estratégia que leva ao sucesso merece receber um grande destaque. Não é novidade nenhuma que a Unit investe na pesquisa, e isso resulta em alunos e professores sendo premiados em diversas premiações e categorias ano após ano. Transformar um discurso, uma narrativa que é hermética, fechada, fruto de trabalhos em laboratórios em um discurso mais aberto é sempre um exercício fundamental que vem sendo feito pelos nossos alunos, destaca.
XI Prêmio João Ribeiro
Com o propósito de reconhecer e incentivar pesquisas que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação em Sergipe, o Governo do Estado realizou o evento de premiação dos contemplados no XI Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, no auditório do Senac Sergipe, na manhã desta sexta-feira, 4 de agosto. Foram agraciados 18 profissionais, entre pesquisadores, profissionais de comunicação e empresa inovadora através do edital nº 11/2022 da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Os beneficiados receberam prêmios em dinheiro e placas de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Entre as categorias agraciadas com a honraria estavam: Pesquisador Destaque; Pesquisador Inovador; Jovem Cientista; Profissionais de Comunicação; e Empresa Inovadora. Na ocasião, foram feitas também homenagens a instituições e personalidades que contribuem para a pesquisa e inovação em Sergipe.
O prêmio recebe o nome de João Ribeiro, natural de Laranjeiras/SE, que foi um ilustre professor, escritor, jornalista, filólogo, historiador, membro da Academia Brasileira de Letras e que contribuiu para a difusão do conhecimento científico em nível nacional.
*Com informações do Governo do Estado
Leia mais: Reitor parabeniza estudantes e professores que participaram do Projeto Rondon