Universidade Tiradentes (Unit) durante os dias 11, 12 e 13 de agosto sediou o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), um dos maiores dos maiores campeonatos de Atletismo Brasileiro reuniu 640 atletas, de 134 clubes e associações de 22 estados.
O coordenador de esportes da Unit, Walter Thiessen, destaca que essa é a primeira vez que o evento é realizado em Sergipe. “Essa é a primeira vez que um Campeonato Brasileiro já desse nível acontece no nosso estado. É uma enorme satisfação sediar um evento desse porte. Temos recebido elogios dos atletas, técnicos, dos presidentes de federações e dos secretários de esportes de outros estados pela estrutura oferecida, pela nossa recepção e cuidado com os competidores. Estamos recebendo mais de 600 atletas de todo o Brasil e ter um espaço completo é muito importante para que os atletas tenham condições necessárias para competir. E a Unit mais uma vez mostrando que é referência e excelência na fomentação do esporte”, frisa.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, agradeceu pelo apoio da Universidade Tiradentes. “Para nós do Governo do Estado de Sergipe é um prazer estar recebendo vinte e dois estados aqui em nossa casa. Um evento inédito, sendo realizado pela primeira vez em Aracaju o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18, em Sergipe. É motivo de muito orgulho o menor estado do país receber um dos maiores esportes do país, por isso agradeço aos envolvidos na organização desse evento pela confiança e pelo trabalho realizado na fomentação do esporte brasileiro. Agradeço a parceria da Universidade Tiradentes. Sem esse apoio não seria possível realizar um evento de tamanha magnitude. Nós não medimos esforços para que vocês tenham a melhor experiência possível. Tenho certeza que a gente tá vendo os futuros atletas olímpicos do nosso país”, declara.
Para a presidente da Confederação Sergipana de Atletismo (FSAT), Ethel Menezes, é fundamental parabenizar o desempenho dos atletas presentes. “É a primeira vez que trouxemos esse evento grandioso para o nosso estado. Estamos recepcionando mais de 600 atletas que vieram competir e dar o seu máximo para saírem vitoriosos. Ver esses jovens tão empenhados em mostrar o quanto são capazes nos motiva a dar a melhor estrutura para que eles possam competir. Eu acho que isso é o mais importante, poder trazer e proporcionar grandes competições no nosso estado”, afirma.
O secretário executivo de Esporte, Washington Stecanela Cerqueira, o Coração Valente, esteve presente para celebrar o primeiro dia de competições. “Ficamos muito lisonjeados e felizes de poder trazer um evento tão importante como esse para Sergipe. Proporcionar grandes eventos aos nossos futuros medalhistas olímpicos no atletismo, uma estrutura de qualidade para que esse evento ocorra da melhor maneira possível. Fico na expectativa de acompanhar as provas, principalmente a prova de 100 metros para ver o desempenho e velocidade dos atletas. Torço para que eles se sobressaiam, consigam marcas importantes, consigam recordes e torcendo para que eles esteja no futuro abrilhantando o atletismo nacional”, ressalta.
Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo
Participaram jovens atletas do: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
As disputas iniciaram na última sexta-feira, 11, com a prova dos 100 metros do decatlo. O evento também reúne as provas de 100 metros rasos, arremesso de peso, lançamento de martelo, salto em distância, salto em altura, 400 metros rasos, 100 metros com barreiras, salto com vara, 1500 metros rasos, lançamento do disco, 2 mil metros com obstáculos, revezamento dos 4×100 metros rasos, salto triplo, 800 metros rasos, lançamento do dardo, 5 e 10 mil metros em marcha atlética, 400 metros com barreiras e revezamento dos 4×400 metros.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Leandro Motta Campos, explica que dessa competição sairão os atletas que irão disputar o Campeonato Ibero-Americano. “Para nós é um momento histórico que o Campeonato Brasileiro seja disputado pela primeira vez no estado de Sergipe. E ainda mais que a Unit faça parte desse momento histórico, com uma participação massiva de 22 estados, 134 clubes e 640 atletas presentes. Estamos com grandes expectativas porque esse evento é a seletiva para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo que vai ser disputado em setembro na cidade de Lima, no Peru. Essa garotada que veio de todo país veio para conquistar seus melhores resultados para que possam integrar a Seleção Brasileira”, destaca.
Leia mais: Reitor parabeniza estudantes e professores que participaram do Projeto Rondon