ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit sedia Semana de Enfermagem 2022 do COREN/SE

O evento é em comemoração ao Dia da Enfermagem e teve como tema central ‘Avanços e conquistas no exercício da enfermagem’

às 17h09
A professora, Carine Santana; a coordenadora de área, Maria Pureza; presidente do Coren, Corado Marques
A professora, Carine Santana; a coordenadora de área, Maria Pureza; presidente do Coren, Corado Marques
A aluna do 7º período, Rívia Rafaela Santana
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) foi palco da Semana de Enfermagem 2022 do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE) que teve como tema central ‘Avanços e conquistas no exercício da Enfermagem’. Nos dias 30 e 31 de maio, alunos, professores e público externo puderam assistir a palestras de renome nacional. O evento é em comemoração ao Dia da Enfermagem, celebrado no último dia 12 de maio.

A coordenadora de área da Enfermagem da Unit, Maria Pureza Santa Rosa, reafirma a proximidade entre as instituições. “Sediar a Semana de Enfermagem do Coren é extremamente importante, visto que o atual presidente é nosso egresso e vê-lo lutar por todos os profissionais da categoria, muito nos honra. Além disso, aproximar o Conselho dos nossos acadêmicos é uma forma de fortalecer a categoria em todos os níveis e mostrar o trabalho da entidade de classe”, ressalta.

O presidente do Coren, Corado Marques, agradeceu à Unit a parceria na realização do evento e na valorização da classe. “A Universidade Tiradentes é uma grande propulsora de profissionais da enfermagem de nível superior do estado. Por isso é fundamental estarmos aqui no meio acadêmico trazendo discussões sobre os desafios da profissão da gente. A categoria está em um momento importante com a conquista da tramitação do piso salarial, por isso esse evento tem um gosto especial para todos nós”, afirma.

“Nossos alunos, quando participam de eventos que reúnem entidades como a Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Federal e Regional, Sindicato, veem o poder e a grandiosidade da nossa classe. Além de mostrar que essas instituições também podem ser o lugar deles no futuro, a exemplo do atual presidente que é egresso da universidade”, destaca a professora do curso de Enfermagem da Unit, Carine Santana.

A aluna do 7º período, Rívia Rafaela Santana, a semana é uma oportunidade de engajamento profissional. “Enquanto acadêmica, preciso estar focada na atuação profissional, quais atributos a enfermagem possui e buscar sempre o desenvolvimento. Além de estimular a participação na tomada de decisões junto às instituições de classe que regem a nossa profissão”, diz.

Aula Magna

Durante os dias 30 e 31 de maio, representantes nacionais e regionais dos conselhos de classe estiveram presentes para discutir a profissão e os resultados da pandemia nos profissionais e no exercício da enfermagem. A abertura contou com a palestra do psicólogo Rossandro Klinjey que apresentou a como o autocuidado ajuda na saúde dos enfermeiros e enfermeiras.

“A enfermagem é uma profissão que as pessoas são devotadas ao cuidar do outro. Contudo, é muito comum que essas pessoas deixem de cuidar de um personagem essencial que é de si próprio. Por isso venho falar sobre a importância do autocuidado para que esse profissional possa melhorar sua contribuição à profissão através do seu bem-estar para exercê-la da melhor forma possível. Quanto mais cedo falarmos de saúde emocional, de autocuidado, especialmente para acadêmicos que ainda vão entrar no mercado, melhor é o resultado na saúde desses profissionais”, conclui.

 

Leia também:

Estudantes e profissionais da Enfermagem discutem sobre o exercício da profissão

Compartilhe: