ESTUDE NA UNIT
MENU



Unit vai retomar parceria com a Embrapa nas áreas de ciência e pesquisa 

As duas instituições vão preparar, ainda neste ano, um evento conjunto de apresentação de projetos e pesquisas, buscando retomar as parcerias nas áreas científica e tecnológica

às 15h21
A chefa-geral da Embrapa em Sergipe, Tereza Cristina de Oliveira, com o reitor Jouberto Uchôa de Mendonça e o diretor de Relações Institucionais, Marcos Wandir Lobão (Asscom Unit)
A chefa-geral da Embrapa em Sergipe, Tereza Cristina de Oliveira, com o reitor Jouberto Uchôa de Mendonça e o diretor de Relações Institucionais, Marcos Wandir Lobão (Asscom Unit)
Vista aérea da sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju (Divulgação/Embrapa)
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) vai retomar a sua parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros, unidade ligada à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ainda neste segundo semestre de 2024, as duas instituições farão um evento conjunto de apresentação de pesquisas, estudos e projetos na área de ciência e tecnologia, na qual apresentarão as suas principais iniciativas em andamento. 

As primeiras conversas neste sentido começaram no último dia 19 de junho, quando a chefa-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Tereza Cristina de Oliveira, foi recebida em audiência pelo reitor Jouberto Uchôa de Mendonça e pelo diretor de Relações Institucionais, professor Marcos Wandir Nery Lobão. Durante o encontro, foi discutida a retomada da atuação conjunta entre Unit e Embrapa em ações e projetos de pesquisa, extensão e ensino. 

De acordo com Wandir, uma visita de reciprocidade deverá acontecer na primeira quinzena de agosto, na qual um grupo de gestores liderado pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Ronaldo Linhares, e pelo presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Paulo do Eirado Dias Filho, estará na sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju. “Após essa visita, a gente vai traçar e elaborar juntos um evento onde a Embrapa vai mostrar o que está sendo produzido, os projetos financiados que tem e a Unit também. E a ideia é que a gente possa voltar a fazer parcerias”, adianta o diretor.

Essa parceria já aconteceu em momentos anteriores, através de iniciativas como concessão de bolsas de estágio, trabalhos conjuntos de pesquisadores, cursos de capacitação e participações em edições da Semana de Pesquisa (Sempesq), além da presença de pesquisadores da Embrapa em programas de mestrado e doutorado da Unit. “Vale destacar que já tivemos muitas parcerias, e esta nossa visita tem o objetivo de resgatar esse interesse, para que possamos nos unir visando fortalecer a agricultura no nosso estado”, diz Tereza, destacando a importância da Unit como uma das maiores instituições privadas de ensino do Nordeste.

“A Embrapa será uma parceira importantíssima, pela qualidade dos seus técnicos, dos seus pesquisadores e doutores. Eles podem complementar pesquisas nossas que precisam de alguém que compreenda os sistemas de produção dentro da agricultura sergipana, nordestina e também do Brasil”, acrescenta Wandir, que também é coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu. Na primeira reunião, o professor Uchôa também demonstrou total interesse na retomada da parceria, colocando a Unit à disposição e expressando sua admiração pela Embrapa como instituição pública voltada à pesquisa agropecuária. 

A Embrapa

Fundada em 1973 e mantida pelo governo federal, através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Embrapa é uma das maiores e mais respeitadas instituições da área de pesquisa agropecuária em todo o mundo. Ela conta hoje com 43 unidades descentralizadas em todo o Brasil, que se distribuem pelos mais diversos ramos da agricultura, da pecuária, da pesca e da ecologia.

Em Sergipe, o órgão é representado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, unidade ecorregional criada em 1993, que desenvolve tecnologias para os agroecossistemas da Baixada Litorânea e Tabuleiros Costeiros do Nordeste do Brasil, em uma área que abrange os litorais da Bahia até o Ceará. Esse trabalho inclui pesquisas com frutíferas, grãos, hortaliças, pecuária, aquicultura, agroenergia, agroecologia, dentre outras ações.

com informações da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Leia mais:
Alimentação agroecológica: uma abordagem sustentável na nutrição
Estudo sobre nanopartículas leva aluna do PBI para doutorado-sanduíche na França

Compartilhe: