ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit + Vida: projeto de doação de sangue é retomado após dois anos

Na quarta-feira, 25, o Hemose estará no campus Farolândia para doação de sangue e cadastro de medula óssea.

às 11h44
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), o curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), realizará na próxima quarta-feira, 25, a primeira edição do projeto Unit + Vida depois de dois anos de pandemia. O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica para ações solidárias de doações de sangue e de medula óssea. O cadastro e a coleta acontecerão no bloco B (campus Farolândia), salas 13, 14, 15, 15 e 18.

Por conhecer a dificuldade que o Hemose possui em manter os estoques, devido à falta de novos doadores e frequência de doação das pessoas já cadastrados e a carência de doadores, principalmente com fator rh negativo, o projeto visa através do cadastro de alunos, colaboradores e docentes levá-lo ao Centro, ajudando a suprir a necessidade e aumentar o número de pessoas cadastradas para a doação de medula óssea em Sergipe.

“O projeto colabora com as doações de sangue e cadastro de medula óssea para os pacientes que fazem tratamento nas alas com doenças Hemato / Oncológicas do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) tendo em vista as grandes dificuldades enfrentadas devido fatores sociais e econômicos. Além disso, fundamenta a importância junto aos alunos formandos do curso de enfermagem sobre a necessidade de articulação de ações solidárias como essa em benefício da população sergipana”, justifica a coordenadora de área Maria da Pureza Santa Rosa.

Através do corpo administrativo e acadêmico, a Unit e o Grupo Tiradentes apoiam a iniciativa. “A ideia iniciou no Town Hall. Então, entramos em contato com o Hemose oferecendo a estrutura do campus Farolândia para a coleta, bem como mobilizar colaboradores e alunos para a importância. A professora Maria da Pureza foi quem comprou essa ideia e fez toda a mobilização e organização com todos os responsáveis”, diz a diretora de Recursos Humanos do Grupo Tiradentes, Alessandra de Faria.

“Diante do cenário de queda das doações de sangue no Brasil e aumento das transfusões, todas as parcerias para incentivar as doações são necessárias para facilitar para os doadores não terem que fazer grandes locomoções para conseguir fazer a doação”, acrescenta Alessandra.

O que é? Projeto Unit + Vida

Onde vai acontecer? Universidade Tiradentes (Campus Farolândia)

Bloco B, salas 13, 14, 15, 15 e 18 

Quando? Dia 25/05, das 8h às 17h

 

Leia também: 4ª Gincana Farmacêutica: comunidade acadêmica realiza ação de doação de sangue

Compartilhe: