Parte da equipe executiva da Universidade Tiradentes (Unit) recebeu, no último dia 23, a equipe da consultoria Siano&Rego, que tem em seu DNA um elo especial com o país de Angola. O objetivo da visita foi conhecer o portfólio acadêmico da Unit e suas modernas instalações, compreendendo as possíveis frentes de trabalho que podem ser executadas.
Um dos serviços ofertados pela empresa é o Programa África, centrado no desenvolvimento humano através da extensão e cursos de especialização, MBA e Pós-Graduação em Ensino a Distância. Pensando nisso, o CEO Luciano do Rego Filho conheceu de perto os investimentos da Unit em ensino, pesquisa e extensão.
“Nós viemos conhecer a Universidade Tiradentes com a ideia de que poderemos fazer uma junção entre a Unit e a Siano e Rego para, no futuro, trazermos estudantes angolanos para a graduação ou pós-graduação da Unit. Desde o ano passado, esse ‘namoro’ com a Unit existe, por indicação de um professor da Fundação Getúlio Vargas que sempre dizia: ‘você tem que conhecer o pessoal da Tiradentes’ pela classificação no MEC e na CAPES. Gostei muito do que vi e acredito que nós vamos andar para frente com essa parceria”, avalia Luciano Rego.
De acordo com o diretor acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos, o objetivo da visita é conhecer a estrutura da Unit e seu qualificado portfólio de cursos. “A partir disso, visualizaremos todas as possibilidades acadêmicas para que a empresa que faz articulação com a Sonangol – responsável pela administração e exploração do petróleo e gás natural em Angola e que tem um forte papel social, o de formar pessoas para a atuação no seu próprio país -, possa atuar em parceria conosco. O que eles fazem aqui, hoje, é conhecer a Unit e ver se está dentro de um escopo padrão de outras instituições que já operam há aproximadamente 20 anos, atuando neste mesmo programa. Caso a Unit seja identificada como potencial – e eu acredito nisso -, desenharemos um programa específico, focado na graduação”, aponta Temisson José dos Santos.
Outras possibilidades podem acontecer em função de um desdobramento e uma articulação da consultoria Siano&Rego com a empresa Sanongol e as políticas públicas de Angola. “Nossa universidade tem grande possibilidade de ajudar no desenvolvimento das cidades de Angola”, completa o professor Temisson.
As tratativas iniciais desta possível parceria com a consultoria estão focadas na graduação, mas a ideia é que, a longo prazo, os Programas de Pós-graduação podem ser incluídos a partir da maturação desse processo, algo a médio e longo prazo. Afinal, seria interessante recebermos alunos angolanos aqui, impactando muito bem os cursos de mesrtado e doutorado da Unit”, comenta o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, professor Ronaldo Linhares.
Siano&Rego
Reflexo de décadas de atuação do Sr. Luciano Rego, em projetos espalhados por todo o mundo, a Siano&Rego foi fundada em 2004, contribuindo para o crescimento do continente Africano através da educação.
Em quase 20 anos, contribuiu com a formação de centenas de estudantes angolanos, ingressando-os em cursos de graduação e Programas de Pós-graduação, sendo a maioria em universidades do Sul e Sudeste do Brasil e no Chile.
Isso se dá pela dedicação intrínseca da consultoria ao lado de grandes empresas, como a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), sendo referência na formação de capital humano e gestão de programas de estudantes no exterior.
Leia mais: Programa de intercâmbio do Santander está com inscrições abertas