Pela primeira vez, Sergipe recebe um Centro de Simulação Realística que possibilitará aos estudantes da área da Saúde da Universidade Tiradentes uma melhor capacitação em relação ao atendimento clínico e de urgência. O laboratório, localizado no Centro de Especialidades Médicas (UnitMed) no Bairro Coroa do Meio, em Aracaju, é o primeiro centro no Estado a simular sintomas clínicos e sinais vitais de um paciente.
“O Centro de Simulação Realística é um grande avanço para o Estado de Sergipe. A instituição investe para dar condições necessárias para os alunos poderem se aperfeiçoar e saírem grandes profissionais”, afirma o coordenador do UnitMed, Aderbal Francisco de Brito. Segundo o coordenador, existem poucos centros como este no País. “Atualmente existem quatro ou cinco centros de simulação realística no Brasil”, pontua.
O espaço dispõe de computadores, dois manequins (um adulto e um infantil), dois miniauditórios, salas de debriefing para que os alunos possam acompanhar o atendimento realizado por outros estudantes na sala de simulação e equipamentos necessários para a realização do atendimento. A aula também é gravada para possibilitar a discussão das atividades realizadas na sala de simulação em um segundo momento por alunos e professor. Dentre os diversos tipos de atendimentos que os estudantes realizarão na sala de simulação estão, por exemplo, intubação, reanimação e administração de medicamentos. Ao todo, os investimentos em estrutura chegam a R$ 1 milhão.
Para aproveitar ao máximo as possibilidades de aprendizagem no laboratório, docentes da área da Saúde da instituição participam até a próxima terça-feira, 11 de fevereiro, de uma capacitação. O treinamento é dividido em dois momentos, o primeiro com a explicação do programa para utilização do simulador e um segundo na sala de simulação com os manequins. “É um simulador de alta complexidade. Aqui, o aluno terá a oportunidade de entrar em contato com a clínica antes de ir para o hospital, trabalhará os protocolos de atendimento, habilidades de comunicação e tornará a simulação o mais real possível”, explica a consultora da empresa Laerdal e responsável por ministrar a capacitação, Fernanda Paula Moreira Silva.
A previsão é que os estudantes comecem as aulas no laboratório a partir de março. A princípio, o laboratório será destinado para discentes do curso de Medicina. O instrutor técnico do UnitMed, Dr. Luis Eduardo Prado, leciona a disciplina Ginecologia e Obstetrícia no curso de Medicina e acredita que a utilização dos simuladores de pacientes será um grande avanço no aprendizado de alunos e professores. “Hoje faríamos o atendimento direto em hospitais, em pacientes vivos. O treinamento possibilitará o aluno ir para os hospitais com este tipo de conhecimento. Todos os professores estão extremamente estimulados para vivenciar este desenvolvimento. É um avanço se comparado com as faculdades tradicionais de Medicina”, acredita o docente.
Para a coordenadora de Enfermagem do UnitMed e do Centro de Simulação Realística, professora Dayse Rosangela Marques, a implantação do simulador contribuirá para diminuir o número de erros do aluno quando estiver atuando no mercado profissional. “Já foi constatado cientificamente que realmente dar certo. Diminui muito a quantidade de erros na prática com relação aos procedimentos clínicos e cirúrgicos. A implantação do Centro de Simulação Realística é para evitar erros. O aluno terá a oportunidade de treinar nos bonecos, em um ambiente tranquilo e, quando forem para a prática, estarão melhores preparados”, acrescenta Dayse Marques.
Fotos: Marcelo Freitas