V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Universidade de Sergipe é referência mundial no Google for Education

A primeira universidade do mundo a receber esse título vem do menor estado da Federação

às 11h37
Compartilhe:

Por Raquel Passos/Unit Sergipe

A Universidade Tiradentes – Unit – de Sergipe tem atraído o olhar dos maiores players de tecnologia do mundo por conta dos seus projetos e investimentos na área. Neste dia 6, a Unit será reconhecida mundialmente pelo programa Universidade de Referência – Google for Education, iniciativa da Google em prol da transformação cultural na educação superior do mundo. Será no escritório do Google Brasil, no Pátio Victor Malzoni, na Avenida Faria Lima, em São Paulo (SP), a partir das 10h.

Atualmente há 80 milhões de usuários ativos na plataforma GSuite for Education. No Brasil, 45% das instituições que a utilizam no mundo são de ensino superior, mas só a Universidade Tiradentes, de Sergipe, abraçou o projeto ao ponto de conquistar título de referência mundial. Inclusive, até então só existia programa de Escola Referência – Google for Education.

Unit investiu em um número expressivo de chromebooks (tipo de notebook, só que mais leve, com bateria que dura por mais de 11 horas e trabalha exclusivamente on-line). “De janeiro a outubro de 2018, só dos cerca destes 600 equipamentos disponíveis para uso diário nas bibliotecas, foram emprestados 60.371 mil vezes e já foram realizadas mais de 12 mil provas de disciplinas on-line”, informa o diretor de Inteligência Competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado.

O projeto começou na Unit Sergipe em 2016 como piloto envolvendo apenas 600 alunos, mas como a adesão foi positiva, do reitor ao aluno, rapidamente o número de usuários evoluiu. E, em três meses, ultrapassou a marca de 6 mil pessoas usando sem nenhuma obrigação e com cerca de 80% de aceitação. A consultoria de tecnologia educacional parceria da Google, Colaborativa, atuou nesse projeto.

Incentivo

Em Aracaju, a Universidade incentivou que escolas do ensino médio das redes pública e privada de Sergipe buscassem o mesmo caminho para o futuro da educação e reuniu mais de 200 gestores em um evento pró-Google for Education. O fruto desse incentivo da Unit surtiu em novembro, quando uma dessas instituições recebeu troféu e selo do Google for Education como escola de referência no estado e no Nordeste.

Próximos passos

O objetivo é que o mais novo centro de inovação da Unit, o Innovation Center, que será inaugurado no primeiro semestre de 2019, seja um espaço para discutir o futuro da educação, atraindo edtechs (tecnologia educacional), tornando-se um centro de formação de professores no Nordeste em Google for Education com programas de capacitação e certificação.

Compartilhe: