ESTUDE NA UNIT
MENU

Webinário de Educação em Direitos Humanos trata sobre desafios éticos

Webinário vai até este dia 30 e conta com participação de filósofos e educadores de todo Brasil focados em uma discussão multidisciplinar e diversas interfaces

às 01h48
Profa doutora Carla Jane
Profa doutora Carla Jane
Prof. Dr. Pergentino Stefano Pivatto
Hannah Silva
Compartilhe:

Por Raquel Passos e Quésia Cerqueira

Nesta segunda-feira, 28, a Universidade Tiradentes – Unit – deu início ao 1º Webinário de Educação em Direitos Humanos e segue até quarta-feira, 30, sempre no canal do Youtube da Instituição de Ensino Superior. Ao todo, seis mesas irão discutir temáticas que englobam o direito à educação, cultura e experiências com os novos e velhos métodos de ensino.  

Os ramos da educação em diferentes culturas e classes, e o lugar do brincar na infância no desenvolvimento de habilidades sociais foram tratados pelos convidados. A professora doutora Gabriela Maia Rebouças, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unit, foi a anfitriã do debate sobre Educação em Direitos Humanos: desafios Éticos e epistemológicos, junto com o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) da Unit, professor doutor Cristiano Ferronato. 

“O programa está aberto a receber a todos e todas não só neste momento do Webinário mas em outros também. É com muita satisfação que esse evento conta com a parceria do PPED que é referência no Brasil inteiro. Para nós, discutir educação em Direitos Humanos é um privilégio, necessário e uma urgência. Nestes três dias, teremos diversas interfaces e multidisciplinariedade”, coloca professora Gabriela Maia.

Para o coordenador do PPED, professor Cristiano Ferronato, o Webinário ocorrer neste momento atual em que o Brasil vivencia, defendendo uma educação inclusiva que trabalhe diretamente com direitos humanos, é ainda mais essencial. “A ideia que queremos mostrar nesses três dias de discussão em educação e direitos humanos é sobre a importância da interdisciplinaridade, da transversalidade e da hiper transdisciplinaridade. A dialogicidade é muito importante nesse processo. É com alegria que o PPED, que já tem dez anos de luta nessa estrada da educação, de debates educacionais, estar junto neste Webinário. Sempre um novo desafio importante”, afirma.

A professora doutora Carla Jeane Coelho Dornelles (PPGD-Unit) tratou sobre os desafios epistemológicos à educação em direitos humanos. “Estabelecer esse diálogo entre Educação e Direitos Humanos num momento onde é tão importante, embora estejamos juntos virtualmente, é fundamental para que a gente se fortaleça. Estabelecer as redes, conversar sobre nossos sonhos no ponto de vista da Educação é fundamental para fortalecer a esperança ativa para que seja efetivamente ferramenta para avançar”, pontua.

Para iniciar o evento, o professor doutor Pergentino Stefano Pivatto (PUCRS) abordou sobre a ética e educação para a paz. Iniciou sua fala com poema de Mahatma Gandhi, em referência às mensagens pacíficas que suas obras produzem.

“A ética diz relação aos costumes humanos, hábitos surgidos numa comunidade, aos costumes que vigoram num certo ambiente e depois passou a ser uma reflexão sistemática sobre suas causas e modos o que hoje chamamos de valores. O centro da metafísica é o ser humano e é preciso educar o ser humano à sua humanização porque por traz subjaz a ideia de que ele não nasce pronto. (…) O ser humano em sua natureza precisa da educação para extinguir a violência ao qual desde o nascimento está arraigado em seu ser”, conta doutor Pivatto. 

Webinário de Educação em Direitos Humanos

O seminário é organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Direito e Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL-UFE) por meio do Grupo de Pesquisa VIRTUS e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).

Para acessar os demais dias do evento, clique aqui.

Compartilhe: