Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp tem se configurado como uma importante ferramenta para atrair consumidores e pode ser utilizado como um canal de vendas para as empresas. A grande novidade para quem já utiliza o aplicativo é o WhatsApp Pay, um recurso que permite transferências ou pagamentos. A funcionalidade já está disponível no Brasil desde o dia 30 de março após aprovação do Banco Central.
Para o mundo dos negócios, a profissionalização da ferramenta tem ganhado força e potencializado o processo de vendas. “É fato que o WhatsApp é uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas e automatizar o atendimento ao cliente. Com a pandemia do novo coronavírus, o aplicativo se tornou um importante aliado para os negócios. Ele é prático, rápido, de amplo acesso e o envio dessas mensagens, somado aos recursos multimídias permite que seja criada uma relação mais próxima com os consumidores”, comenta o professor da Universidade Tiradentes, Mário Eugênio de Lima.
De acordo com o professor, mesmo com as facilidades que a ferramenta oferece é preciso ter alguns cuidados. “Com a pandemia, a adesão ao e-commerce aumentou muito, por isso esse novo recurso deverá ser incorporado também, pois é prático e de fácil acesso. É fundamental entender e dominar a ferramenta e seus recursos para ter pleno êxito. Alguns empreendedores podem não estar utilizando ainda este recurso como uma ferramenta no mundo dos negócios porque é normal as pessoas misturarem conta pessoal e profissional. Isso é uma falha porque não se cria uma rotina de atendimento ao cliente de forma correta”, complementa.
Para o especialista, o recurso certamente poderá impactar nos negócios. “O recurso pode ser usado para concretização de vendas, fidelização de clientes, divulgação de produtos e serviços. Isso só acontecerá em quem tiver pleno domínio de seu uso. No entanto, é importante levar em consideração a necessidade de se ter cuidado com a Lei Geral de Proteção de Dados para não ter problemas com os dados dos clientes”, finaliza.
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