ESTUDE NA UNIT
MENU

World Creativity Day: Dia Mundial da Criatividade acontecerá pela primeira vez em Aracaju

Dia Mundial da Criatividade é um evento voltado para inovação e economia criativa com oficinas e debates para inspirar pessoas a realizar ações que transformem suas vidas

às 13h25
Pela primeira vez, evento mundial acontecerá em Aracaju
Pela primeira vez, evento mundial acontecerá em Aracaju
A líder do evento em Aracaju, Micaele Pereira
Compartilhe:

Por Ana Dulce Melo e Raquel Passos

Iniciativa que surgiu em São Paulo (SP), em 2014, o World Creativity Day (WCD) ou simplesmente Dia Mundial da Criatividade, mobiliza diversos players da economia criativa em dezenas de cidades brasileiras e fora do país. Nesta edição, que acontece nos próximos dias 21 e 22, acontecerão 570 atividades em 54 municípios brasileiros, com painéis, debates e atividades lúdicas. Pela primeira vez, Aracaju será uma das cidades participantes do evento, e oferecerá mais de 20 atividades gratuitas – oficinas, palestras e workshops.

No dia 21, a programação iniciará às 18h30, no Urban Park Blend, no bairro Jardins, com palestras sobre as formas como a criatividade auxilia na busca do sucesso e sua relação com negócios e ainda contará com apresentação de cases de sucesso. Já no dia 22, a programação começa a partir das 8h e segue com oficinas, palestras e apresentações culturais até 21h, e a anfitriã será a Universidade Tiradentes – Unit. Todas as iniciativas acontecerão no minishopping do Campus Unit Farolândia.

Temas como processo criativo para o desenvolvimento de games, universo de startups, inovação, improviso e comunicação criativa, são alguns que entrarão em debate durante a próxima terça-feira, 22. Ainda na programação, constam oficinas de processo criativo de youtuber e cinema de bolso, além de exposição de modelos 3D e MDF a laser e espetáculo com grupo Hypnos, formado pelos maiores especialistas sergipanos em hipnose.

Para o diretor de Inteligências Competitiva do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado, discutir a criatividade e inovação como fatores competitivos nas organizações e as novas formas de projetar é um caminho sem volta para o mundo empreendedor.

“Sergipe nunca fez parte do calendário do evento e a Universidade Tiradentes tem tudo a ver com o tema. Estamos vivendo um processo de inovação, no qual o processo precisa atrativo e respeitar o tempo de aprendizagem. Na Unit, temos tanto essa prática que, em breve, inauguraremos o Innovation Center – centro que fomentará startups e projetos relacionados à educação com o objetivo de estimular a criatividade e espírito de empreendedorismo nas pessoas”, informa.

Dia Mundial da Criatividade

Em 2017, a ONU estabeleceu o dia 21 de abril como Dia da Criatividade e sua importância para a inovação. A proposta é dedicar o dia a atividades de fomento ao desenvolvimento sustentável em diversos países e cidades. Em sua quarta edição, o World Creativity Day se consolida como maior evento coletivo do Brasil e acontecerá pela primeira vez na capital sergipana, integrando as comemorações do aniversário de 57 anos da Unit.

Ano passado, 15 cidades brasileiras participaram da ação, envolvendo cerca de três mil pessoas. Em 2019, serão 53 cidades no circuito e a expectativa é que o evento contabilize 65 mil participantes. Em Aracaju, a líder responsável em coordenar a rede de voluntários nas ações é a jovem universitária Micaele Pereira.

“A ideia do evento é mostrar o que é a criatividade, como posso trabalhá-la no meu dia a dia. Criatividade começa com algo simples, como um desenho, e pode chegar ao ponto de ser a forma como você entrega um serviço. Para estimulá-la, organizamos vários tipos de atividades, entre elas, palestras, oficinas, workshops, exposições. É de grande importância a participação da Unit porque a universidade é um espaço para que as coisas sejam diferentes, ganhem destaque. Com a parceria, a Unit mostra que está antenada no mercado”, acredita Micaele.

Inscrições

São 24 ações que acontecerão durante os dois dias de evento. Para participar, é preciso realizar inscrição gratuita até dia 21. Confira aqui e participe!

Compartilhe: