Concluir o ensino médio e ingressar na faculdade não é uma tarefa fácil. O ambiente acadêmico é um universo completamente diferente, rodeado de professores e disciplinas fazem dessa experiência marcante na vida de um estudante. Está sendo assim para Yann Gabriel. Ele está cursando o oitavo período de Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit). Para ele, é a realização de um sonho estar na graduação.
“Durante o ensino médio já sonhava com a área de saúde, mas de outra forma, meu primeiro objetivo era estudar Medicina Veterinária, mas durante a pandemia, acabei conhecendo mais sobre a Fisioterapia, principalmente a área respiratória e acabei me interessando por ela. Acredito que me encontrarei nessa especialidade”, afirma.
Ele conta que escolheu a Unit pela grade curricular ofertada pelo curso e como seria um grande diferencial para a sua formação. “Recebi recomendações de amigos e colegas. Mesmo já tendo estudado em outra universidade, decidi mudar para a Unit utilizando o sistema de Transferência Externa. Para mim, esse sistema é ótimo porque me permitiu reaproveitar algumas disciplinas”, diz.
Fazendo parte do grupo de alunos que ingressou na Universidade durante a pandemia, Yann relata que houveram algumas dificuldades no início da graduação. “Foi um pouco difícil no início, mas os professores conseguiram entender que viemos das aulas remotas para o presencial e não tínhamos tanta experiência. Nos primeiros períodos não tive como aproveitar o ambiente acadêmico da Unit por causa da pandemia, mas a partir do quinto período começaram as aulas por meio do sistema híbrido. Isso ajudou e muito, principalmente para as aulas práticas“, conta.
Para ele, os principais desafios com o retorno das aulas presenciais no pós-pandemia foi conciliar os horários. “Mesmo me adaptando a uma nova rotina, consegui aproveitar as várias oportunidades que a Unit me ofereceu. Tive acesso aos laboratórios e ao Centro de Saúde e Educação Ninota Garcia. No presencial tive acesso a Biblioteca. Lá tem uma quantidade de livros impressionante, sempre estou pegando alguns emprestados para estudar, utilizo os chromebooks e aproveito o espaço físico. Quando temos todos esses benefícios à nossa disposição, temos que aproveitar”, salienta.
Além do seu cargo de presidente do Centro Acadêmico, Yann é membro da Liga Sergipana de Fisioterapia Dermafuncional e Estética (LISERFE). Para ele, ser ligante é uma oportunidade de estar envolvido com os colegas e a Universidade. “Na Liga temos diversas atividades extracurriculares, realizamos atividades práticas dos conteúdos que aprendemos durante as aulas. É muito importante estar diretamente ligado à organização dos eventos, aprendemos bem mais quando estamos envolvidos desde a escolha do tema até a produção. Sob a orientação da coordenação, assumimos em maio, a produção de um simpósio de ligas e dos egressos. Foi uma grande responsabilidade que abraçamos com sucesso”, declara.
Ele destaca que ter escolhido a Unit foi uma decisão assertiva. “Todos deveriam ter uma graduação, agrega muito na vida, tanto na profissional quanto na pessoal. E pelo fato da Unit ter um grande reconhecimento, acredito que ter o nome da instituição no meu currículo irá acrescentar bastante. Conheço alguns egressos que sempre falam como ter sido aluno da Unit abre portas, também na questão de conhecimento e remuneração financeira. Eles falam o quanto se destacam pelo diferencial do curso. E é isso que quero para o meu futuro profissional. Eles são a minha referência de como por meio dos estudos estão bem na vida. Estudar na Unit é algo que vai me agregar meu crescimento na área acadêmica e profissional”, conclui.
*Por Quesia Cerqueira e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)
Leia mais: Estudante compartilha suas vivências no curso de Direito na Unit