ESTUDE NA UNIT
MENU

Curso de Modelagem de Sistemas acontece na Unit


às 21h33
O pesquisador Inácio de Barros, na organização do evento
O pesquisador Inácio de Barros, na organização do evento
Compartilhe:

Estão abertas as inscrições para o workshop de Modelagem de Sistemas Agrícolas com a plataforma Apsim que acontece no período de 10 a 12 de março, das 8 às 17 horas, no Campus Farolândia, mediante parceria firmada entre a Unit, que sediará o evento, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Universidade de São Paulo, a Embrapa Arroz e Feijão e o organismo australiano de pesquisa.

Trata-se de uma plataforma de modelos desenvolvida para a simulação dos efeitos da interação entre os processos biofísicos e o itinerário técnico no desempenho dos sistemas agrícolas e rendimentos das culturas, especialmente no que se refere aos resultados econômicos e ecológicos relacionados ao manejo e em face ao risco climático.

Segundo Inácio de Barros, pesquisador da Embrapa que trabalha na área de Sistema de produção sustentável, com ênfase na produção vegetal, o curso é destinado a profissionais, pesquisadores e estudantes de pós-graduação que já desenvolvem atividades na área e será ministrado em inglês pela equipe do Csiro (Austrália). Eles darão um treinamento mostrando como funciona o modelo de simulação.

“Estamos na fase de recrutamento para inscrições, lembrando que são oferecidas apenas 20 vagas. É importante salientar que toda a programação do workshop será feita a partir das necessidades apresentadas pelos inscritos”, frisa o pesquisador.

No Estado de Sergipe essa é uma ferramenta nova que permite avaliar antes da adoção, qual o impacto que as práticas agrícolas e as mudanças climáticas vão ter sobre a produtividade das culturas e como é possível combinar as práticas agropecuárias com as mudanças climáticas. “O que se pretende é encontrar as melhores alternativas para enfrentar as adversidades com o aumento da produtividade e da sustentabilidade da cultura”, assegura Inácio de Barros.

 

Acesse aqui para fazer a inscrição.

Compartilhe: