Concludentes de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Unit participaram na manhã do sábado, 4, de um fórum que contou com a presença de profissionais convidados. O evento marca a conclusão dos estágios realizados pelos alunos da turma de 2017 e objetiva, segundo o professor Márcio Fidelis, dar relevância ao conhecimento mediante a atuação do psicopedagogo nas diversas áreas em que a Psicopedagogia Institucional pode ser aplicada.
“A minha preocupação é que o profissional por nós formado possa disseminar o seu conhecimento no mercado de trabalho”, revela o professor Márcio. Ele percebe que há uma necessidade de tornar cada vez mais evidente a importância da atuação do psicopedagogo. “Muitas vezes as pessoas não sabem o que o profissional pode fazer com o seu conhecimento, seja na parte clínica ou institucional”, opina.
O Fórum contou com a presença da presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (Secção Sergipe), professora Vera Lúcia. Durante sua abordagem, a convidada destacou as áreas em que podem atuar os psicopedagogos, inserindo no contexto da sua fala a importância da entidade da qual é presidente com ênfase no trabalho que é desenvolvido e naquilo que a Associação tem a oferecer ao associado.
“A Psicopedagogia hoje é uma área que ajuda desde a criança aos adultos, através de um diagnóstico, a obter uma melhor qualidade de vida”, entende o diretor de Educação Corporativa do Grupo Tiradentes, professor Marcos Wandir. Ele reconhece que esse é mais um curso que traz à tona uma aprofundada discussão sobre como tratar o assunto dentro das instituições. “Nesse caso, a instituição escolhida foi a própria Unit, através dos seus diversos setores onde os alunos adentraram sob orientação do professor Márcio Fidelis”, explica o professor Wandir.
Anderson Teixeira de Souza, um dos novos psicopedagogos, ressalta a importância da abordagem feita durante o fórum sobre a Psicopedagogia no contexto atual, especialmente no segmento familiar. “Hoje, com essa desestrutura no contexto familiar, e sabendo que é a família que antecede qualquer segmento social, é importante que discutamos o exercício profissional mediante a sua amplitude e nos vários contextos”, considera o profissional.