ESTUDE NA UNIT
MENU

Prática do pilates não tem restrições

Unit está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação que aborda este e outros métodos terapêuticos

às 17h43
Introduzido no Brasil em 2000, o método Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates em meados de 1920, é um conjunto de exercícios realizados no solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas e promovendo o aumento da qualidade de vida de indivíduos saudáveis. De acordo com especialistas é uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa.
Flávio Martins leciona na pós da Unit
Compartilhe:

“Não há uma restrição geral para pessoas com doenças específicas. Contudo, a depender da limitação que o aluno tiver, pode ser necessária a adaptação de alguns exercícios e um cuidado maior com esse aluno. Desta forma, o ideal é que o aluno procure um profissional habilitado e competente para ministrar das aulas”, recomenda Flávio Martins, professor do curso de pós-graduação lato sensu da Unit em Biomecânica na Reabilitação Ortopédica e Traumatológica, fisioterapeuta com formação em Pilates e especialista em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva.

O método Pilates, segundo Flávio, consiste em uma atividade que trabalha o corpo de forma global e que traz diversos benefícios para a saúde de seus praticantes, a exemplo de melhora do condicionamento físico e da respiração, aumento da força muscular, ganho de mobilidade e flexibilidade, melhora da postura, coordenação e concentração, entre outros benefícios.

O fisioterapeuta explica, que ao contrário do que muitos pensam, o pilates é uma atividade física, uma vez que ele aumenta ou mantém a aptidão física do praticante. Flávio recomenda a prática da atividade duas ou três vezes na semana. “Como o corpo é trabalhado como um todo, o ideal é que haja uma alternância dos dias de prática, promovendo assim um estímulo com certa frequência e o descanso necessário para a musculatura”, orienta.

O pilates é utilizado também como recurso terapêutico no tratamento de problemas ósseos e musculares. “O método pode ser realizado por qualquer pessoa e a sua prática já é uma forma de prevenção para possíveis doenças futuras e também para o tratamento das doenças já instaladas, como por exemplo, a osteoporose, artrose, hérnias de disco, dores musculares, tendinites, entre outras”, aponta.

A atividade pode ser praticada em solo (MAT Pilates) ou em Stúdio com uso de aparelhos. Segundo Flávio, não há uma modalidade que seja mais indicada que a outra porque com ou sem o uso dos aparelhos, os fundamentos do método devem ser aplicados, proporcionando ao aluno um programa de aula eficaz.

“No Studio, com uso dos aparelhos, o aluno se beneficia do uso das molas como forma de resistência para os alongamentos ou trabalhos de força realizados. Entretanto, no MAT Pilates, para os mesmos fins, o aluno pode utilizar outros tipos de acessórios, como por exemplo, faixas elásticas, toning balls, aro flexível etc. Dessa forma é possível alcançar os resultados de forma satisfatória em ambos os casos”, compara.

Flávio conta que no Brasil os profissionais que podem atuar com o método Pilates são os com formação em fisioterapia ou educação física, e que possuam certificado de curso de instrução ao método em uma instituição de confiança. Ele orienta que as pessoas, quando forem escolher um local para a prática da atividade, busquem sempre profissionais capacitados.

“Cada indivíduo possui sua particularidade, sua limitação, restrição ou doença específicas. Para a segurança de sua saúde procure um local que ofereça instrutores devidamente habilitados à instrução do método. Não utilize como critério o valor a ser pago, procure um local que ofereça atenção necessária ao aluno, aos seus objetivos e restrições. As aulas de pilates devem ser ministradas da forma mais individual possível, no sentido de pensar no aluno e no seu plano de aula levando em consideração as suas necessidades”, aconselha.

Especialização

A Universidade Tiradentes está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação Latu Senso presencial em Biomecânica na Reabilitação Ortopédica e Traumatológica. O curso, que tem em sua grade de disciplinas o pilates e outros métodos terapêuticos, irá capacitar o aluno a aplicar os conceitos da biomecânica na análise dos movimentos esportivos, recreacionais, preventivos e de reabilitação. As matriculas efetuadas até o dia 10 abril recebem desconto de 60%. Mais informações clique aqui.

Compartilhe: