ESTUDE NA UNIT
MENU

Receitas locais com toques internacionais

Professor afirma que cada localidade possui matéria prima suficiente para a produção de uma culinária de excelência

às 14h11
Uma boa técnica de preparo e a utilização de produtos nativos resultam em excelentes receitas, afirma especialista no assunto
A importância da valorização da cozinha regional
A importância da valorização da cozinha regional
O professor Paulo é adepto do uso da matéria prima
Compartilhe:

Para a conclusão de mais um módulo, a coordenação do curso de Pós-Graduação em Gastronomia da Unit promoveu nesse fim de semana um encontro entre os seus alunos e o diretor do Instituto de Pesquisas em Alimentação, professor matogrocense Paulo Coelho Machado Neto.

Empresário do setor gastronômico com especialidade na cozinha do Pantanal, o professor Paulo discorreu em suas aulas sobre a cozinha brasileira sob a ótica da contemporaneidade.

“Trago para os alunos uma visão da maneira como devem ser utilizados os ingredientes locais, bem como a aplicação de técnicas utilizadas por outras cozinhas em benefício da que aqui é aplicada para que possamos entender melhor aquilo que possuímos como matéria prima para que ela seja melhor utilizada”, explica o professo convidado.

Adepto da valorização dos recursos existentes em cada localidade, ele diz que mesmo a confecção de pratos internacionais pode se utilizar desses recursos e nem por isso deixam de ser internacionais. Nesse caso, o docente valoriza a substituição de produtos importados.

“A gente entende hoje que a cozinha s[o funciona se temos consciência da valorização daquilo que é próprio de cada região. Um exemplo muito importante disso é reconhecimento como patrimônio de cozinhas como a do México e a do Peru que em pouco tempo conseguiu atingir muitos países”, salienta o professor Paulo.

Ele acredita que a cozinha brasileira possui o mesmo potencial de qualidade. “O que falta é a credibilidade uma vez que nós mesmos não demos o devido valor para essa cozinha”, conclui o docente.

Nesse contexto o foco das aulas ministradas pelo professor convidado para o módulo da pós-graduação foi de fazer com que os alunos entendam a importância de todo o potencial existente na localidade. A produção de pratos confeccionados a partir da valorização dos produtos locais certamente se transformará em motivo de orgulho para os sergipanos.

Compartilhe: