ESTUDE NA UNIT
MENU

Sustentabilidade é tema de aula inaugural

PEP recebe a professora Luciana Rocha Barros e debate produtividade sem gerar poluição.

às 14h29
Possibilidades de produção que gerem riqueza preservando o meio ambiente. Esta foi a premissa da aula inaugural 2016 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos – PEP – da Universidade Tiradentes para os alunos de mestrado e doutorado. O evento aconteceu ontem, 13, no anfiteatro do Bloco F, no Campus Aracaju Farolândia da Unit.
Compartilhe:

Com o tema Engenharia de Bioprocessos: produção industrial versus sustentabilidade“, a palestra foi ministrada pela doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, professora Luciana Rocha Barros Gonçalves. Atualmente é docente da Universidade Federal do Ceará.

De acordo com a pesquisadora, o debate da sustentabilidade está ligado ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente. Porém ainda gera desconfiança, tanto da indústria como da sociedade. “É possível ter uma produção industrial eficiente e mais limpa. O fato do custo ser elevado no início e também a tradição de se trabalhar com determinados processos, propor uma mudança nunca é fácil” explica. Outro fator de desconfiança é que a produção industrial sempre gerou muitos resíduos e poluição. “Nosso papel é justamente buscar alternativas”, afirma.

Para a professora, é importante estimular entre os alunos o tema da sustentabilidade. “Existe um interesse crescente entre os estudantes. Quando comecei a trabalhar com sustentabilidade era uma coisa muito pequena, com pouco destaque e, hoje, a gente atrai não somente alunos como empresas também. Além disso, a biocatálise é a biotecnologiaportadora de futuro dentro do plano nacional de biotecnologia, portanto, é uma área que vem crescendo”, declara.

Esta é a segunda vez que a docente vem à Unit e teceu elogios ao programa de pós-graduação. “Gosto muito de participar porque sempre sou bem recebida e pude ver o excelente trabalho desempenhado pelo grupo. É um grupo muito produtivo e é sempre bom visitar esses lugares”, conclui Luciana.

Compartilhe: