No auditório do Campus Propriá local aonde os jovens formandos denominaram suas respectivas turmas de: os Preservantes; Orientadores em ação; Professora Rafaela de Oliveira Dias e Os tops da logística, a solenidade foi presidida pelo assessor técnico do Pronatec, Cleverton dos Santos Lima. O representante do reitor da Unit, professor Uchôa, lembrou que o Pronatec veio oferecer, através da oferta dos cursos, uma oportunidade dos jovens ingressarem no mercado de trabalho como profissionais já experientes naquilo que se propuseram a estudar. “O curso de Informática, por exemplo, oferece ao aluno um conhecimento agregado à autonomia”, exemplificou Cleverton. “Mesmo que o indivíduo não venha a ser absorvido pelo mercado de trabalho, habilitado no curso de Informática ele pode trabalhar por conta própria”, acrescentou o assessor técnico do Pronatec.
Klebson Luiz dos Santos concluiu o curso de Agente Comunitário de Saúde. O esforço empreendido pelo alagoano da cidade de São Brás em se deslocar diariamente até o Campus Propriá para estudar parece ter sido recompensado. Satisfeito e com a sensação de ter cumprido uma importante etapa em sua vida, ela afirma: “Através do curso tivemos a chance de aprender a lidar com situações específicas e o agente comunitário de Saúde representa o elo da comunidade”, reconhece.
No Campus Estância os formandos do curso Técnico em Orientação Comunitária deram à turma o nome da professora Maria Angelina Emiliana dos Santos. Habitante da zona rural do município de Estância, a formanda Wildélia Rodrigues Lima diz que o seu objetivo foi alcançado com a realização do curso. “Sou moradora da zona rural e no momento em que estava me preparando para trabalhar com a comunidade, surgiu o Pronatec. Percebi que o curso atendia as minhas necessidades. Agora me sinto preparada para contribuir com a minha comunidade”, reconhece Wildélila.
A diretora do Camus Estância, professora Adriana Rocha Fontes, lembra que a Unit está preparada para atender a toda clientela que deseje adquirir uma formação profissional consolidada pela qualidade do ensino. A docente acrescenta que a expectativa é para a oferta de novas turmas do Pronatec naquela unidade da IES sergipana. “Durante todo o processo tentamos dar ao aluno, além do ensino, a oportunidade de que vivencie in loco de acordo com as suas áreas de conhecimento aquilo que ele vai aplicar no exercício da sua atividade profissional”, conclui a professora.
Fotos – Marcelo Freitas
Veja aqui, mais fotos da formatura no Campus Propriá e no Campus Estância.