ESTUDE NA UNIT
MENU

Mestrados e doutorados

Unit disponibiliza mais 140 vagas, em cinco programas stricto sensu

às 19h46
Estão abertos os processos seletivos para os cinco programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Tiradentes. São 90 vagas de mestrado e 50 de doutorado divididas nos seguintes programas: mestrado e doutorado em Biotecnologia Industrial, Educação, Engenharia de Processos, Saúde e Ambiente; além do mestrado em Direitos Humanos.
Maestri:
Maestri: "Cursos da Unit propiciam formação de qualidade internacional" (Foto: Marcelo Freitas)
Compartilhe:

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e levá-la com a documentação exigida ao Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA –, situado no prédio da Reitoria no Campus Aracaju Farolândia da Unit. É preciso ficar atento aos prazos de inscrição, que variam a depender do programa.

O mestrado em Direitos Humanos encerra seu prazo de inscrições no dia 30 de outubro. Já para os mestrados e doutorados em Educação, e Saúde e Ambiente o prazo é até o dia 4 de novembro. No dia 6 de novembro, encerram-se as inscrições para os programas de Biotecnologia Industrial e Engenharia de Processos.

Para se inscrever em qualquer um dos programas o candidato deve apresentar documentação composta por: ficha de inscrição (disponível no site portal.unit.br), currículo Lattes, diploma de graduação e mestrado (para os candidatos à vaga no doutorado), CPF, RG e projeto de dissertação ou tese. Cada programa faz exigências específicas, que estão disponíveis nos editais.

“Os cursos de mestrado e doutorado da Unit propiciam aos alunos uma formação de qualidade internacional – com infraestrutura e laboratórios de pesquisa de ponta. Os professores dos programas são referências nas respectivas áreas de expertise, e seus alunos têm a possibilidade de realizar parte dos trabalhos em uma das diversas universidades onde os docentes possuem projetos em colaboração, tanto nacionais quanto internacionais, sempre buscando a excelência nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos e na formação dos alunos”, ressalta o diretor de Pesquisa da Universidade Tiradentes, professor Leonardo Maestri. 

Programas

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial da Unit forma recursos humanos altamente qualificados na área de concentração relacionada a bioprocessos e a bioprodutos. Engloba duas linhas de pesquisa: prospecção e conversão de produtos vegetais e animais do Nordeste, e Microbiologia aplicada para o desenvolvimento da região. Voltado principalmente para profissionais graduados nas áreas de ciências da vida e ciências exatas, promove o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir para dinamizar a economia, a ciência e a tecnologia.

Já o curso de mestrado em Direitos Humanos tem como objetivo desenvolver pesquisas e estudos avançados, a partir de uma perspectiva crítica, não eurocentrista, que contemple as experiências latino-americanas e as especificidades e potencialidades dos saberes locais, para o enfrentamento de dimensões que atualmente geram importantes desafios ao universo jurídico, como as complexidades sociais, as novas tecnologias e o ambiente natural. Com duas linhas de pesquisa (Direitos humanos na sociedade; e Direitos humanos, novas tecnologias e desenvolvimento sustentável), esse programa é de interesse para graduados em Direitos e áreas correlatas.

O Programa de Pós-Graduação em Educação tem como objetivos qualificar profissionais dessa área para as atividades próprias da investigação científica; desenvolver competências em pesquisa educacional, qualificando profissionais da região Nordeste; e estabelecer o intercâmbio de cooperação acadêmica com diversas instituições nacionais e estrangeiras, no sentido de aprofundar o trabalho de pesquisa, a produção e a socialização do conhecimento. São duas as linhas de pesquisa: Educação e comunicação, e Educação e formação docente.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos visa formar recursos humanos qualificados para desenvolver atividades profissionais e acadêmicas capazes de atuar na solução de problemas tecnológicos de interesse regional, contribuindo positivamente para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico de Sergipe e do Nordeste. Voltado para profissionais das Engenharias e áreas afins, permite o desenvolvimento de pesquisas em duas linhas: Uso e transformação de recursos minerais e energéticos, e Uso e transformação de recursos agrícolas.

Com três linhas de pesquisa (Ambiente, desenvolvimento e saúde; Enfermidades e agravos de impacto regional; e Biodiversidade e saúde), o Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit forma mestres e doutores capazes de desenvolver e utilizar estratégias científicas voltadas para solução de problemas socioeconômicos de interesse regional visando a melhoria das condições de vida e desenvolvimento da população.

Compartilhe: