ESTUDE NA UNIT
MENU

Presidente da Capes elogia trabalho da Unit na pós-graduação


às 17h53
Jorge Guimarães está há dez anos na presidência da Capes
Jorge Guimarães está há dez anos na presidência da Capes
Professora Ester discursa na abertura da reunião do Foprop/NE
Presidente da Capes entre gestores do Grupo Tiradentes
Compartilhe:

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes –, Jorge Guimarães, elogiou o trabalho da Universidade Tiradentes na oferta de programas de pós-graduação stricto sensu no Nordeste. Há dez anos como gestor do órgão que avalia os cursos de mestrado e doutorado no Brasil, Guimarães citou a Unit como exemplo de instituição particular que investe em pesquisa e contribui para o desenvolvimento da região.

“No Brasil inteiro tem havido grande crescimento da pós-graduação, entre 8% e 10% ao ano, mas o Nordeste vem crescendo extraordinariamente, com cerca de 22%. Isso significa que muitas instituições perceberam que a pós-graduação é a cara da universidade, pois faz a pesquisa, forma mestres e doutores, e carrega a boa graduação. Na iniciativa privada, isso é um grande desafio, já que a pós-graduação não gera recursos suficientes, mas gera prestígio e outras oportunidades. Portanto, instituições como a Unit têm percebido que este é um caminho a ser trilhado”, afirma Jorge Guimarães.

Ainda jovem, a pós-graduação da Universidade Tiradentes não completou dez anos e já formou mais de 300 mestres e doutores, que atuam em vários estados brasileiros e em outros países. Em 2013, a Unit teve 100% dos projetos de cursos enviados aprovados pela Capes. “Essa rápida evolução é resultado de uma sólida política para a pesquisa e para pós-graduação. 60% dos nossos alunos, que não possuem vínculo empregatício, têm bolsa, oriundas da própria instituição, da própria Capes, CNPq, Fapitec e Petrobras”, ressalta a professora Ester Fraga Vilas-Bôas, diretora de Pesquisa e Extensão da Unit.

Visando à internacionalização dos seus Programas de Pós-Graduação, que hoje incluem cinco mestrados e quatro doutorados, a Universidade Tiradentes fomenta a saída dos seus doutores para a realização de estágio de pós-doutoramento em instituições estrangeiras, bem como recebido professores visitantes de outros Países.

“Focando a mobilidade acadêmica, nossos alunos de pós-graduação têm saído para fazer parte do curso em instituições principalmente de outros países. Além disso, os projetos bilaterais, a produção científica compartilhada, têm permitido o estabelecimento de redes de cooperação científica e tecnológica internacional, a consolidação das linhas de pesquisa já existentes e a implantação de novas áreas de investigação”, acrescenta a professora Ester.

Fórum de Pró-Reitores

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, veio a Aracaju para participar da 2ª Reunião Anual do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa do Nordeste – Foprop/NE. Hoje e amanhã (9 e 10 de outubro), cerca de 40 pró-reitores de instituições públicas e privadas participam de discussões e elaboram propostas para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação nas universidades da região. Durante a abertura oficial do evento, Guimarães foi homenageado por seus dez anos à frente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Compartilhe: