Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa da Unit (CEP/Unit) é um órgão institucional, que tem por objetivo proteger o bem-estar dos indivíduos pesquisados. É um comitê multiprofissional e transdisciplinar, que tem por função avaliar projetos de pesquisa que envolva a participação de seres humanos. O CEP/Unit foi credenciado pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Ministério da Saúde, em novembro de 2003. O comitê é um órgão independente e vinculado à Diretoria de Pesquisa (DPE). A estrutura do CEP/Unit segue as diretrizes e normas estabelecidas pelo CONEP para pesquisas envolvendo seres humanos (Resolução CNS 466/12). O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Tiradentes é formado por dezoito membros, sendo dez efetivos e oito suplentes, pertencentes ao quadro da Instituição em diversas áreas do conhecimento, envolvendo professores e professoras que atuam em pesquisa, defesa dos direitos humanos, extensão e atividades sociais, atuando de forma transdisciplinar. Um dos membros do comitê é representante da comunidade. A indicação dos membros do CEP/Unit é submetida aos representantes do corpo de pesquisadores da Unit, para que sejam apreciados. O Comitê de Ética em Pesquisa da Unit age de forma integrada buscando uma relação harmoniosa entre a Instituição, os pesquisadores e os participantes alvos das pesquisas, utilizando um enfoque claramente educativo. Resguarda os participantes de eventuais danos, possibilita aos pesquisadores a discussão da sua proposta de forma isenta e abrangente, e favorece o desenvolvimento institucional, a qualidade das pesquisas desenvolvidas segundo os preceitos éticos necessários, além de levar ao conhecimento e a documentação adequada da sua produção científica.

Composição

Profa. Dra. Adriana Karla de Lima – (Coordenadora)

Profa. Dra. Andressa Sales Coelho

Profa. Ms  Angela Maria Melo Sá Barros

Profa. Dra. Carla Jeane Helfemsteller Coelho Dornelles

Profa. Dra. Clara Angélica de Almeida Santos Bezerra

Profa. Dra. Cristiane Costa da Cunha Oliveira

Profa. Ms. Emília Cervino Nogueira

Prof. Dr. Richard Halti Cabral

Profa. Ms. Juliana de Oliveira Musse Silva

Profa. Ms. Maria Anáber Melo e Silva

Prof. Dr. Jorge Renato Johann – (Vice-coordenador)

Profa. Ms. Leda Maria Delmondes Freitas Trindade

Profa. Dra. Lívia de Melo Barros

Sra. Márcia Margarete dos Santos Lima (Representante de Usuários – AVOSOS)

Prof. Dr. Marcos Vinícius da Silva

Prof. Ms. Marcio Lemos Coutinho

Profa. Ms. Rebecca Maria Oliveira de Góis

Profa. Ms. Tatiana Maria Palmeira dos Santos

Profa. Dra. Vanessa Rodrigues Guedes

 

Local e Horário de atendimento

Comitê de Ética e Pesquisa / DPE
Bloco F – Térreo, Campus Farolândia

Segunda-feira: das 14h às 18h 

Quinta-feira: das 14h às 18h

Contato

E-mail: cep@unit.br
Fone: (79) 3218-2128
Responsável (Coordenadora): Profa. Dra. Adriana Karla de Lima

Acompanhamento da avalição dos Projetos de Pesquisa

Após a verificação documental os projetos serão aceitos pelo CEP/Unit e terão um prazo de 30 (trinta) dias úteis para o recebimento do parecer final. Todos os pareceres são discutidos e homologados durante as reuniões ordinárias do CEP/Unit que acontecem, normalmente na última quinta-feira útil de cada mês. A partir desta data que os projetos devem ter seus pareceres liberados.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CEP/UNIT – 2018.1
 Mês Referência Data
Janeiro 25 de Janeiro
Fevereiro 22 de Fevereiro
Março 05 de Abril
Abril 26 de Abril
Maio 24 de Maio
Junho 28 de Junho

O número de projetos a serem aceitos em um determinado mês dependerá da demanda (projetos submetidos) e da quantidade de membros disponíveis para avaliar os projetos no referido mês, portanto, é possível que os projetos enviados ao CEP/Unit não sejam aceitos no mesmo mês em que foram submetidos, permanecendo em lista de espera para o mês seguinte.

O pesquisador responsável e/ou o Assistente devem consultar periodicamente o e-mail cadastrado na Plataforma Brasil, pois será através dele que serão enviadas as informações sobre a situação do projeto dentro do trâmite de sua avaliação, inclusive em relação à finalização o processo (PARECER FINAL).

O CEP não entra em contato com os pesquisadores para informar resultados dos pareceres. As orientações e dúvidas podem ser enviadas via e-mail, por contato telefônico ou pessoalmente nos horários de atendimento do CEP/Unit.

O atendimento de pesquisadores, sobre questões de ética em pesquisa e a submissão de projetos serão feitos pela coordenação do CEP/Unit, podendo também ser agendadas reuniões de trabalho ou apresentação de palestras para grupos de pesquisadores, professores e alunos.